Confira nosso guia de como escolher o pneu de carro perfeito para suas necessidades

Comprar pneu de carro é fácil. Encontrar os modelos corretos que é a parte difícil.

Se errar, você poderá prejudicar o desempenho do seu veículo e sua capacidade de enfrentar qualquer tipo de pista.

Como os pneus dos carros geralmente precisam ser substituídos a cada três ou quatro anos, aqui está um breve guia sobre como ter certeza de que você está comprando os pneus certos.

Descubra o tamanho ideal

Primeiro, consulte o manual do proprietário ou a placa no batente da porta do lado do motorista para encontrar as medidas recomendadas dos pneus. A etiqueta será semelhante a esta: P215 / 60R16 94T.

A primeira parte da etiqueta - P215 / 60R16 - refere-se às várias medidas de tamanho do pneu, como largura e diâmetro. O 94 indica o índice de carga, que é quanto peso cada pneu pode suportar. Finalmente, o T é a classificação de velocidade, que é a velocidade máxima do pneu em relação ao índice de carga.

Você deve corresponder às medidas do tamanho do pneu, mas tem alguma flexibilidade para aumentar o índice de carga e a classificação de velocidade.

Para mais informações sobre como ler a etiqueta de um pneu, consulte o nosso artigo sobre o tema.

Considere como você utiliza o veículo

Depois de saber o tamanho dos pneus que cabem no seu carro, você precisa conseguir escolher entre os diferentes tipos de pneus. Os modelos podem parecer semelhantes, mas podem ser otimizados para funcionar em condições e utilizações muito diferentes.

Escolhendo pneus se você viajar diariamente

Você é um viajante? Você vai querer um conjunto de pneus que provavelmente durará muito tempo e aumentará sua eficiência de combustível. 

Existem muitas marcas e tipos de pneu de carro projetados especialmente para pessoas que dirigem veículos pequenos no trajeto diário para o trabalho e a escola. 

Comprar esses tipos de pneus ajudará seu carro a se comportar com mais tranquilidade na estrada. Pneus projetados para durar muito tempo são normalmente chamados de pneus “agressivos”. 

Estes pneus fornecem mais aderência e uma sensação mais confortável enquanto conduz. 

Os pneus agressivos são feitos de materiais especiais que são mais resistentes ao desgaste do que outros tipos de pneus. Estes pneus foram concebidos para durar muito tempo sem serem trocados e são os pneus que pretende utilizar na estrada.

Como escolher pneu de carro para veículos maiores

Você dirige um grande caminhão ou SUV? Esses tipos de veículos geralmente requerem pneus maiores e mais caros. 

Nestes veículos mais pesados, é importante seguir as especificações do fabricante ao determinar o tamanho adequado do pneu para compra. 

Existem tipos específicos de pneus que são projetados para melhorar a eficiência do combustível de caminhões e SUVs se você estiver preocupado com seu orçamento de combustível. 

Acerte na sua próxima compra

Os pneus com os quais você dirige podem fazer a diferença na economia de combustível, portanto, tomar uma boa decisão é fundamental!

Você quer escolher um pneu de carro que dure muito tempo e seja confortável enquanto dirige.