Será que você conhece seu pneu como deveria ? Ele nos passa dados que muitas vezes deixamos passar mas são de extrema importância para sua vida útil. Neste post esclareceremos alguns detalhes interessantes e que devem sempre ser notados.

- Como saber a idade do pneu?

Para saber a idade ou data de fabricação do seu pneu será necessário ler o código DOT (Department of Transportation) que vem estampado no seu pneu. O mesmo informa que o pneu está conforme os regulamentos DOT dos Estados Unidos. O código começa com as letras DOT seguido por duas letras e o número que representa a fábrica onde foi produzido. Depois deverá conter uma sequência numérica de quatro dígitos como mostra o exemplo a baixo:

 

Esta sequência numérica que está destacada na imagem acima é o código que identifica a data de fabricação do pneu, os primeiros dois dígitos são a semana da fabricação (lembre-se que há 52 semanas em um ano), e os últimos dois dígitos representam o ano.

Exemplo: DOT XL 1012
10 é a semana 10 do ano.
12 é o ano 2012.

O tempo de vida de um pneu é medido por sua quilometragem, tendo isso como base é importante considerar que o tipo de piso, modo de condução, calibragem correta, temperatura, acompanhamento técnico (alinhamento/balanceamentos/rodízios), serão fatores determinantes para um melhor rendimento quilométrico.

- Quantos anos de garantia tem um pneu?

O tempo de garantia de um pneu é de 5 anos tendo início na data da emissão da Nota Fiscal de compra. Para fazer uso da garantia será necessário estar de acordo com o termos de garantia do fabricante e estar de posse da Nota Fiscal de compra, sem a Nota, o prazo de garantia passará a ser contado a partir da data de fabricação do pneu.

- Como saber se está na hora de trocar meu pneu?

Segundo a Resolução 558/80 do Contran, carros equipados com pneus que apresentem uma profundidade de sulco inferior a 1,6mm estão em situação irregular e podem ser apreendidos, pois estão carecas e têm a sua segurança comprometida. As consequências podem ser:

- Maior risco de estouro do pneu.

- Instabilidade do veículo em pistas molhadas, devido à aquaplanagem.

- Aumento da possibilidade de derrapar, principalmente em curvas.

- O veículo solicita um maior espaço para executar uma frenagem segura.

- O veículo poderá ser apreendido se parado numa inspeção policial.

- Como saber se meu pneu foi certificado pelo Inmetro?

Para saber se seu pneu foi aprovado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) procure um logo parecido ao da imagem abaixo. Do lado do logo da Inmetro há um código específico a cada empresa de pneu. 

- Como saber se meu pneu possui homologação de Ruído Européia?

Quando um pneu apresentar o número de Ruído Europeu Aprovado significa que ele atende as Diretivas 2001/43/EC, respeitando os novos níveis de emissão de ruído estabelecidos para países Europeus.

- O que é Banda de Rodagem?

Proporciona ao pneu tração, frenagem, dirigibilidade, capacidade de dispersão de água e quilometragem satisfatória.

- O que é Sulco?

O sulco do pneu são canais na banda de rodagem que melhora a estabilidade de condução e capacidade de frenagem. Estes canais são desenhados cuidadosamente para escoar a água em dias chuvosos ou para a passagem do ar proporcionando uma direção segura.

- Qual é o país de fabricação do pneu?

Em todos os pneus é preciso constar o país onde foi produzido. Veja na imagem abaixo como identificar o país de fabricação no seu pneu.

- Como ler a medida de um pneu?

A medida comum na maioria dos pneus do mundo consiste da largura do tamanho da parede do pneu comparado com a largura e o raio. 

Exemplo: 175/70R13
175 é a largura do pneu em milímetros.
70 significa que a altura da parede do pneu e 70% da largura, então a altura seria 122.5mm
13 é o diâmetro do Aro do pneu, neste caso 13 polegadas.
R significa que o pneu é radial 

- Como ler medidas com “X” ?

Medidas com "X" estão em polegadas.

Exemplo: 31x10.5R15
31 é o diâmetro total do pneu,
10,5 é a largura do pneu,
R15 é o diâmetro da roda.

- O que significam as letras P, LT, ST, T na medida do pneu?

Estas letras no pneu são parte do código internacional de classificação do pneu mas são opcionais então nem sempre aparecerá estampado no pneu.
P: Indica que e para carro de passeio (Passenger Car).
LT: Indica que e para camioneta (Light Truck).
ST: Indica que e para Trailer especial (Special Trailer).
T: Indica que e para uso temporário, pneu de emergência.

- O que significa Traction?

O índice Traction corresponde à aderência de um pneu em pista molhada. Ele é obtido em teste de frenagem na pista molhada, em linha reta, sob condições controladas. Este índice é expressado com as letras AA (índice mais elevado), A, B e C (índices mais baixos). O índice C é o mínimo aceitável.

- O que significam as letras de Temperature escritas no pneu?

O índice Temperature corresponde à resistência do pneu ao aquecimento e à sua capacidade de dissipar o calor. Este índice é obtido mediante um teste em laboratório simulando o uso nas ruas e estradas, e mede a capacidade de um pneu de dissipar o calor gerado pelo atrito. O excesso de calor pode provocar a degradação do pneu. Este índice é expresso pelas letras A (índice mais elevado), B e C (índices mais baixos).

- Quais matérias primas são utilizadas em um pneu?

  • Borracha Natural, ou poliisopreno é a base utilizada nos pneus tornando elastômero.
  • Polibutadieno é usado em combinação com outras borrachas devido a suas propriedades de por acumular baixo calor.
  • Borracha Halobutyl é utilizada para o revestimento interior dos pneus tubeless devido à sua baixa permeabilidade de ar. Os halogéneos fornecem um vínculo com a carcaça que são essencialmente compostos de borracha natural. Bromobutilo é superior ao clorobutilo, mas é mais caro.
  • Carbon Black constitui uma percentagem elevada dos compostos da borracha. Isto dá reforço e resistência à abrasão.
  • Sílica, utilizada em conjunto com Carbon Black em pneus alta performance como um reforço de acumulação de baixa calor.
  • Enxofre junta as moléculas da borracha no processo de vulcanização.
  • Accelerators são compostos orgânicos complexos que acelerem a vulcanização.
  • Ativadores assistem a vulcanização. O principal deles é o óxido de zinco.
  • Os antioxidantes e flancos antizonantes evitam rachaduras devido à ação da luz solar e do ozônio.
  • Tecido de têxtil reforça a carcaça do pneu.
  • Nylon, aço (usado em lonas sob a banda de rodagem e na construção dos talões).

- Qual é a velocidade máxima do meu pneu?

Para encontrar a velocidade máxima recomendada pelo fabricante do pneu basta localizar a letra indicativa que fica próxima do código de medida do pneu, conforme mostra abaixo a imagem 1.1. Esta letra faz parte da tabela de índice de velocidade. 

- O que significa TT?

A sigla TT significa Tube Type, que indica que o pneu usa uma câmara de ar. Normalmente quando um pneu é TT as palavras Tube Type vem estampado no pneu. Hoje em dia há poucos pneus sendo produzidos com a tecnologia TT já que é uma tecnologia antiga que tem sido substituída pela TL.

- O que significa TL?

TL significa Tubeless, que significa que o pneu não usa uma câmara de ar. Quando o pneu é do tipo TL as palavras Tubeless vem estampado no pneu conforme pode ver na imagem abaixo:

- Posso usar câmara em pneus sem câmara?

É importante observar que pneus tipo sem câmara, foram fabricados de forma diferente e apresentam características e compostos especiais, que dispensam esse item. Assim sendo, em hipótese alguma, uma câmara poderá ser utilizada em pneu do tipo sem câmara (Tubeless).

- Como saber se meu pneu é assimétrico?

Os pneus assimétricos nasceram da necessidade de conciliar exigências opostas. Em piso seco, quanto mais borracha em contato com o solo, maior será a aderência do pneu. Em piso molhado, o pneu deve ter sulcos para o escoamento de água, sendo tão mais resistente à aquaplanagem, quanto mais pronunciados e bem desenhados forem esses sulcos.

Em um pneu assimétrico, o desenho da metade da banda de rodagem montada no lado externo é diferente da outra metade, montada no lado interno. Funciona da seguinte forma: O lado externo contém blocos maiores e mais próximos um do outro, de modo a ampliar a área de contato do pneu com o solo, principalmente em curvas, quando esta área do pneu é mais solicitada.

O lado interno, por sua vez, tende a ser raiado e traz blocos menores e mais afastados, com pequenos recortes. Isso tudo visando ao eficiente escoamento da água. Todo pneu assimétrico possui indicação de lados interno e externo de montagem. Esta indicação deve ser observada no processo de montagem, a fim de evitar problemas com desgaste irregular.

- Como saber se meu pneu é direcional?

Existem pneus com desenho simétrico (bidirecionais e direcionais) e com desenho assimétrico das ranhuras. Nos pneus assimétricos, deve haver uma indicação na lateral do pneu instruindo sobre a correta posição de instalação. No pneu simétrico bidirecional, a primeira instalação pode ser feita em qualquer posição, pois as ranhuras sempre ficarão na mesma geometria, nos pneus simétricos direcionais, existe uma indicação nas laterais indicando o sentido de rotação.

É importante ressaltar que deve-se evitar mudar o sentido de rotação do pneu ao longo de sua vida útil. Porque a estrutura da carcaça (nylon e aço), que foi solicitada por muito tempo em um determinado vetor de força, passa a sofrer uma solicitação contrária, fazendo o material se desagregar mais facilmente, por fadiga. Devido a este cuidado, os pneus assimétricos que possuem a indicação de lateral externa não podem sofrer o rodízio cruzado (em x), devendo-se apenas circular os pneus entre o eixo dianteiro e o traseiro do mesmo lado. O mesmo vale para os pneus simétricos direcionais e bidirecionais.

- Qual a calibragem correta para meus pneus?

A calibragem é um item determinado pela montadora do veículo, de acordo com os testes que são feitos durante a homologação do pneu, portanto, para saber a calibragem correta, consulte o manual do proprietário ou a fabricante do veículo. Em alguns veículos também é possível encontrar um selo com a indicação da calibragem correta.

- O que é alinhamento?

O desgaste precoce do pneu é, em grande parte, provocado pelas más condições mecânicas do veículo. O alinhamento das rodas, os freios, os eixos e até o chassi do veículo têm influência no comportamento do pneu. Como consequência, uma irregularidade mecânica qualquer, em um desses pontos, provocará um desgaste excessivo ou anormal da banda de rodagem do pneu.

Os veículos ao serem construídos, têm suas rodas colocadas na posição correta de alinhamento, respeitando a máxima eficiência de rolamento, dirigibilidade e esterção. Qualquer mudança que ocorra nessa posição, motivada por impactos (buracos, meio-fio, etc) e pela constante trepidação, frequentemente resulta em desalinhamento das rodas ou outras irregularidades mecânicas que provocam o desgaste excessivo e anormal.

Quando fazer o alinhamento?

  • A cada 5.000km;
  • A cada troca de pneus;
  • Quando os pneus estiverem apresentando desgaste excessivo na área do ombro;
  • Desgaste da banda de rodagem do pneu em forma de "escama";
  • Trepidação das rodas dianteiras;
  • Vibração do carro;
  • Volante duro;
  • O carro tende para os lados quando o motorista larga o volante;
  • O carro desvia e puxa para o lado quando os freios são acionados.

- O que é balanceamento?

É o processo de equilibragem estática e dinâmica do conjunto pneu/roda.

Deve ser efetuado:

  • Sempre que houver substituição de pneus
  • Sempre que for efetuado conserto em pneus ou câmaras
  • Por ocasião de vibrações ou ressonâncias
  • Sempre que houver substituição de elementos do conjunto rodante, por exemplo, pastilhas de freios, rolamento da roda, peças da suspensão, etc.

- Como deve ser feito o rodízio de pneus?

O rodízio de pneus serve para compensar a diferença em desgaste, permitindo um aumento em quilometragem e eficiência, proporcionando uma boa estabilidade, especialmente em curvas e freadas. Quando fazer? O rodízio deve ser feito a intervalos de 5.000km, ou antes, se você perceber um desgaste irregular nos pneus.

- É correto fazer consertos e reparos no pneu?

Sempre que for necessário fazer algum conserto procure um profissional de sua confiança, que se utilize de materiais de boa qualidade e que trate o seu pneu com cuidado, principalmente na hora de montá-lo na roda. Os consertos deverão ser limitados à área da banda de rodagem. Nunca conserte pneus gastos além do índice de desgaste que é de 1.6mm de desenho da banda de rodagem, nem tente o conserto de um pneu que apresente um furo, quer dizer, um "rombo", maior que 6.5mm.

Furos provocados por pregos ou mesmo cortes na banda, deverão ser consertados do lado interno da mesma. Existem normas técnicas específicas para consertos e reparos em pneus. O conserto de pneus radiais deverá ser sempre feito a frio ("macarrão" ou manchão a frio) e em pneus de automóveis especificadamente, somente poderá ser feito na região da banda de rodagem. Nunca se deve aplicar consertos nas regiões que vão desde o ombro até o talão (ou seja, no costado dos pneus). Pneus de passeio com índice de velocidade até T (190 km/h), só poderão ter consertos feitos em furos ou cortes que tenham no máximo 6 mm (medidos pelo lado interno do pneu) não tendo limitação quanto ao número de consertos, desde que os mesmos não se sobreponham. Já para pneus com índice de velocidade superior a 210 km/h (H, V, W, Z), a quantidade máxima de consertos permitida é apenas 1.

Para pneus de camionete radial o tamanho máximo de conserto permitido é de 10 mm. Consertos em pneus de caminhão e de uso agrícola, deverão seguir as normas do manual técnico de reparos.

- Em caso de armazenagem, como devo proceder?

O armazenamento de pneus, mesmo que seja temporário, deverá ser feito de forma adequada, ficando sempre atento se o local está seco e livre de matérias químicas . Estes pneus devem ser limpos e cobertos a fim de evitar o acúmulo de água e consequentemente, a proliferação de insetos. Se por algum motivo o seu veículo precise permanecer parado por muito tempo, procure deixá-los suspensos por cavaletes, para evitar que os pneus se deformem. Pneus que serão guardados por um período muito grande, deverão permanecer "em pé", em prateleiras cuja distância do piso seja de no mínimo 10cm.

- Qual produto posso utilizar para limpar os pneus?

Recomendamos que seja utilizado apenas água e sabão para limpá-los. Alguns produtos podem causar reação química e ocasionar danos nos pneus.

- Porque há "pêlos" no meu pneu?

Estes "pêlos" são causados por excesso de borracha que escorre do molde quando o pneu é fabricado.

- Porque o pneu liso é perigoso?

Pneus lisos têm menos profundidade nos sulcos por onde a água e o ar podem passar enquanto o pneu está girando, dificultando assim a condução em solo molhado ou numa necessidade de frenagem emergencial.

 

Agora que você já sabe de certos cuidados que deve ter com seus pneus, fique sempre atento e siga as dicas para fazê-lo durar e manter sua segurança e de seu veículo !