Uma boa medida para evitar lavar a moto constantemente é recorrer a uma boa pintura. E quando se fala em pintura de moto, sempre aparecem muitas dúvidas, principalmente para quem não entende bem

Sabemos que este não é um assunto muito falado, já que a maioria das regras e curiosidades estão a respeito de pinturas em carros, mas as motos também precisam de uma atenção especial, não é mesmo?

Por isso, neste artigo iremos explicar um pouco mais sobre como funciona a pintura de moto, além de alguns mitos e verdades, que muitos amantes das duas rodas possuem, no momento de dar aquela repaginada em seu veículo.  

Não se deve encerar a pintura de moto?

Essa é uma pergunta muito recorrente, principalmente para aqueles que adoram deixar sua moto sempre impecável e brilhante, mas pode se sentir tranquilo, pois isso não passa de um mito.

Na verdade, é a cera que realmente limpa e protege a motocicleta, pois pode remover todas pequenas sujeiras depositadas na tinta.

Além disso, muitas ceras automotivas apresentam altos níveis de abrasão e, eventualmente, "lixam" demais o verniz, por isso esse mito é repassado.

Embora um polimento mais agressivo possa remover parte do verniz, dependendo do produto utilizado e da força empregada no processo, o polimento pode não necessariamente desgastar essa camada.

Para evitar isso, basta tomar dois pequenos cuidados: não use produtos muito abrasivos e não utilize a cera toda vez que lavar a moto.

Guardar bem a moto conserva a pintura? 

Essa é uma verdade quase óbvia, pois sabemos que a ação do tempo prejudica não só as motos, mas quaisquer outras máquinas que possam corroer ou deteriorar com fatores como sol, temporais e poeira. 

Portanto, proteja sua motocicleta da chuva e do sol. A acidez da chuva irá corroer o verniz, e a exposição prolongada ao sol irá alterar a pigmentação da pintura da motocicleta, fazendo com que sua aparência envelheça e se desgaste.

Se a sua garagem não for coberta utilize uma capa para proteger do acúmulo de poeira e sujeira e dos fatores naturais.

Dejetos de pássaros e folhas de árvores danificam a pintura?

Assim como acontece com os carros, com as motos não poderia ser diferente. Já que estamos falando de pintura, exposição ao tempo, é verdade que os dejetos de pássaros, assim como aquelas folhas de árvores podem danificar a pintura. 

Essa dica é mais específica para quem costuma manter a moto estacionada por muito tempo em locais abertos, e que podem ter maior contato com esse tipo de danificação.

Os dejetos de pássaros e folhas de árvores, por ter resíduos orgânicos e em contato longo com a pintura, pode acarretar em processos químicos nada favoráveis para a tinta da sua moto. 

Lavagem da moto prejudica a pintura?

Muitos pensam que lavar a moto frequentemente pode enferrujar a tinta, assim como as peças, e isso é caracterizado como um mito. 

A lavagem (não excessiva, mas regular), pode auxiliar na conservação da pintura de moto, já que elimina resíduos que podem arranhar ou corroer a tinta. 

A dica é que você limpe sua motocicleta com uma solução à base de desengraxante e água. É mais barato que o detergente e tem a mesma espuma, e você pode até usá-lo sozinho para limpar correntes e motores.

Por fim, é muito importante, é sempre se lembrar de fazer a secagem completa e correta, para aí sim, não correr riscos de ferrugem, nem de prejuízos na parte elétrica.