Escolher adequadamente o pneu da bike irá promover um excelente desempenho; descubra a seguir como fazer a escolha da melhor forma 

Seja você um ciclista profissional ou apenas um apreciador novato do esporte, saber escolher o pneu de bike ideal te trará, além de mais segurança, um melhor desenvolvimento e performance.

O objetivo dos pneus, desde os mais primitivos modelos até os mais modernos, é garantir que a rodagem seja macia e segura. Por essa razão, cada vez mais o seguimento evolui, atrelado a novas tecnologias, trazendo mais opções ao mercado.

Atualmente existem diversos modelos que atendem a todas as necessidades, das bicicletas infantis e do dia a dia, até as profissionais para competições e montanhismo.

Qualquer um que já teve problemas decorrentes dos pneus, sabe o quão frustrante para o seu passeio isso pode ser. Pensando nisso, reunimos dicas de como escolher essa parte tal essencial da sua bicicleta. Confira a seguir.

Dicas de como escolher o pneu de bike

pneu de bike

Como são inúmeras as opções, é difícil o processo de escolha da melhor opção. Por isso, fique atento aos seguintes pontos antes de se decidir.

Tipo do pneu

Como já falamos, existem vários tipos de modelo de pneu de bike, cada um deles adequado para um uso específico. 

Se você fará o uso de sua bicicleta na cidade, o mais recomendado é que você use pneus slick, que são aqueles com banda lisa, ou os semi-slick, que possuem cravos bem baixos ou desenhos na banda.

O motivo para essa recomendação é devido aos cravos aumentarem de maneira considerável a superfície de contato entre pneu e asfalto, provocando, dessa forma, maior arrasto.

Já se a sua utilização será em terrenos mais irregulares, a opção mais viável são os pneus com mais cravos, já que ele suporta de forma melhor essas irregularidades e transmitem, também, menos impacto para os aros.

Diâmetro

O diâmetro, ou seja, o tamanho do aro, também é muito importante para se levar em consideração. A melhor forma de descobrir este tamanho é verificando nas laterais dos pneus que já estão instalados na sua bicicleta.

Você verá, por exemplo, a indicação de “26 x 1.5, 26 x 2.0, 700 x 23”. O primeiro valor corresponde ao diâmetro do aro e o segundo a largura.

Normalmente, os pneus com medida 700C são utilizados em bicicletas para estradas e híbridas, ao passo que as de aro 26 são mais utilizadas em bicicletas de lazer, transporte e montanhismo.

Largura

A largura do pneu de bike impacta na robustez, maciez e no arrasto. Quando se escolhe um pneu mais estreito, tem-se mais leveza e melhor deslizamento no terreno, apesar de ser mais frágil.

Por outro lado, os pneus mais largos conferem mais aderência, mais estabilidade e aderência nas curvas, entretanto é mais pesado e pode interferir na rolagem.

Tipo de material

Existem dois principais tipos de materiais que constituem o talão, ou seja, a parte dura do pneu que se encaixa no aro. São eles o arame e o kevlar.

Os de arame são os mais utilizados, costumam ser mais acessíveis, porém mais pesados. Os de kevlar é mais leve, mais fácil de ser montado e desmontado e pode ser dobrado, o que é uma vantagem no momento de transportá-lo.

 

Além desses pontos importantes, também existem tecnologias antifuro muito interessantes de usar. Tendo essas informações, você com certeza conseguirá escolher o pneu de bike mais adequado para seu uso e verá a diferença em sua performance!