Veja como a busca por bicicletas na pandemia cresceu no último ano e como as vendas do setor foram afetadas!

Conforme as medidas de distanciamento físico para limitar a disseminação da COVID-19 começam a diminuir em alguns países e as pessoas voltam ao trabalho, os temores em torno do transporte e do deslocamento continuam a pesar na mente de muitos.

Opções que antes eram populares, como transporte público e compartilhamento de viagens, como o Uber, agora apresentam o risco de expor os passageiros a COVID-19.

Como resultado, mais pessoas no Brasil estão optando pelo uso de bicicletas na pandemia - e lojas especializadas pelo país registrando vendas recordes e enfrentando escassez de suprimentos.

Aumento no setor de ciclismo

Conforme a Folha de S.Paulo, o comércio de bicicletas na pandemia se aqueceu após os anúncios de isolamento para conter a disseminação do vírus. O crescimento teve início em 2020 e segue em alta.

De acordo com um estudo feito pelo Itaú Unibanco, os empresários do setor viram as vendas aumentarem em 54% no ano passado, quando comparado com o ano anterior.

Vale lembrar que o Brasil é o quarto produtor mundial de bicicletas, com a fabricação anual de 2,5 milhões de unidades e frota nacional de 70 milhões de bikes.

Os benefícios do ciclismo

Esse aumento recente de bicicletas na pandemia é benéfico por vários motivos. 

O ciclismo é uma forma de atividade física que pode melhorar o bem-estar físico e mental, prevenir uma série de doenças crônicas, como problemas cardíacos e diabetes tipo 2, e reduzir a carga no sistema público. 

Isso representa uma economia nos cofres federais nos custos relacionados à saúde.

Também há um alto retorno do investimento na instalação de redes de ciclismo. O aumento de ciclistas desvia os carros das ruas, resultando em redução do tráfego e da poluição, enquanto aumenta a segurança de pedestres e ciclistas e o valor das propriedades. 

No geral, os benefícios de investir em infraestrutura para ciclistas e aumentar o número de ciclistas na estrada superam em muito os custos associados. O espaço para crescimento em termos de novos ciclistas é enorme. 

A busca por bicicletas na pandemia continua a crescer

Com o lockdown, os moradores da cidade experimentaram o espaço urbano livre de tráfego barulhento pela primeira vez desde o surgimento do automóvel. Muitos redescobriram caminhadas e ciclismo, enchendo as ruas da cidade com pessoas em vez de carros. 

Em meio a todo o caos, a pandemia nos deu um vislumbre de como poderia ser uma cidade amigável para pedestres e bicicletas, com menos mortes nas estradas, menos poluição e um ambiente urbano melhor.

Isso não pode ser apenas uma moda passageira: agora que a pandemia abriu nossos olhos para a importância do transporte não motorizado, temos uma pequena janela de oportunidade para transformar respostas de curto prazo em mudanças de longo prazo.