Escolha influencia diretamente na segurança e no conforto

 

Os pneus para bicicleta são simplesmente indispensáveis para o seu perfeito funcionamento. Na verdade, seria impossível desfrutar deste veículo sem que ele tivesse os pneus que o mantêm sobre o solo.

 

A grande questão, porém, é a influência que eles exercem na condução das bikes, relação esta que é bastante direta e interfere nas respostas que o ciclista obtém, bem como em seu conforto. Continue conosco para entender melhor como isso funciona!

 

De que forma os pneus para bicicleta influenciam na condução?

 

De várias formas, da estabilidade à possibilidade de percorrer um determinado tipo de solo.

 

Quando se pensa no desempenho de uma bicicleta, vários itens vêm à mente, como o quadro, o peso, sua composição, os freios, pedais e marchas. Porém, nem sempre se lembra dos pneus, o que é um grande erro.

 

Não é porque este é um item obrigatório que não precisa ser escolhido com cautela. Os seguintes atributos devem ser analisados para que a escolha dos pneus para bicicleta seja feita da maneira correta:

 

 

  • Tipo do pneu: é possível encontrar pneus para bicicleta do tipo clincher, tubular ou sólido, sendo os primeiros, de longe, os mais comuns. Os tubulares geralmente são destinados a bicicletas de altíssimo desempenho, como as usadas em competições, ao passo que os sólidos são raros, já que sua dureza e seu peso não são muito convenientes.

 

 

 

  • Tamanho: recentemente, os pneus maiores são considerados como os que trazem mais conforto e tração ao mesmo tempo que oferecem uma menor resistência a rolagem. Além disso, os mais largos podem rodar com pressões menores, o que proporciona uma condução flexível e balanceada.

 

 

 

  • Padrão: pneus para uso urbano geralmente oferecem uma superfície lisa, conhecidos como “slicks”, os quais permitem desfrutar de um maior contato com pisos lisos, além de bons níveis de resistência de rolagem. 

 

O que o ciclista ganha ao escolher bons pneus para bicicleta?

 

De maneira similar ao que acontece com os carros, a escolha de bons pneus para bike permite que o ciclista obtenha uma excelente experiência enquanto a conduz.

 

Em relação à tração, ele terá uma melhor transferência de potência para o solo, ou seja, precisará fazer menos força para que desfrute da mesma intensidade.

 

Ele também terá um item de maior durabilidade, que tende a atingir milhares de quilômetros quando usado adequadamente, embora isso possa variar de acordo com as condições do solo.

 

A segurança também é outra consequência da escolha de bons pneus para bicicleta, pois eles permitem que o ciclista tenha controle sobre o veículo e, assim, resulte em menos chances de acidentes, como quando é necessário fazer uma virada ou freada brusca, por exemplo.

 

O investimento deve ser um pouco maior, de fato, mas o custo-benefício é excelente, já que ele sabe que estará escolhendo um item que deve acompanhá-lo por vários trajetos sem que o deixe na mão.

 

Portanto, sempre escolha pneus para bicicleta de alta qualidade, fabricados por marcas reconhecidas no mercado. Assim, sua experiência ao conduzir este veículo de duas rodas será tão positivo quanto sua liberdade e autonomia permitem!