Confira nossa lista e evite que você tenha alguma peça de carro vencida em seu veículo!

No nosso dia a dia, mesmo as menores coisas vêm com uma data de validade e não ousamos comprar nada sem verificá-la. No entanto, não é um hábito da maioria dos entusiastas de automóveis verificar se existe alguma peça de carro vencida

Em primeiro lugar, muitas pessoas não acreditam que mesmo as peças de automóveis tenham uma data de validade. Mas é um fato que certos componentes do seu veículo param de funcionar depois de um certo tempo. 

Portanto, verificar a data de fabricação e o prazo de validade sempre que comprar um carro ou uma peça será um ato de prudência. 

Aqui está uma lista delas que você deve colocar no seu radar.

Filtro de ar

Os filtros de ar de um carro devem ser substituídos assim que o carro percorre uma distância de 20.000 km ou, no máximo, um ano, o que ocorrer primeiro. 

A mistura ar-combustível é adversamente afetada por filtros de ar entupidos. A data de validade dos filtros de ar é mencionada no manual que você recebe com eles. Se você não recebeu o manual, faça um esforço para solicitá-lo ao revendedor de automóveis ou ao fabricante.

Pneus

Os pneus são o ingrediente básico com o qual o carro funciona. Você deve se esforçar para garantir que os pneus do carro sejam trocados a cada seis anos ou sempre que necessário. 

A necessidade de trocar os pneus do carro depende do uso e, definitivamente, do terreno em que você dirige. 

Líquido Refrigerante

Em um mundo ideal, o ar condicionado do carro deve ser verificado em intervalos regulares. Mas caso isso não seja possível, saiba que existem alguns sinais de que algo não está funcionando corretamente. 

Um sintoma básico pode ser quando o AC não está refrigerando seu carro adequadamente devido ao líquido refrigerante vencido. 

Óleo do motor

Esta é uma pergunta válida que muitos proprietários de automóveis têm em mente - quando é o momento certo para trocar o óleo do motor

Bem, isso simplesmente depende das especificações do fabricante. No entanto, em geral, trocar o óleo do motor a cada 10.000 km ou 12-18 meses de viagem do carro, o que ocorrer primeiro. 

Dirigir um carro com um óleo antigo não é recomendado, pois a viscosidade geral é reduzida e o valor do lubrificante fica menor, aumentando as chances de maior desgaste. Eventualmente, o motor do carro pode ser seriamente danificado.

Extintor de Incêndio

Nenhuma calamidade vem com um aviso antes de vários dias. Portanto, deve-se estar equipado para lidar com qualquer emergência que ocorra. 

O extintor de incêndio é a munição primária que todo proprietário de carro deve manter sempre pronto em seu carro. Considere verificar o extintor de incêndio de vez em quando e substituí-lo a cada 2-3 anos.

Com essa pequena lista, você pode verificar se existe alguma peça de carro vencida presente em seu veículo!