Confira quais são os casos específicos de multas para moto e veja como se prevenir na hora de pilotar!

Mesmo sendo um dos veículos mais queridos pelos condutores brasileiros, as motos também são responsáveis por grande parte das infrações de trânsito cometidas pelo país.

Inclusive, existem até mesmo multas para moto que são exclusivas para esse tipo de transporte.

E isso não é por acaso...Talvez pela praticidade ou pela sensação de liberdade que causam, o fato é que alguns condutores acabam passando dos limites quando estão sobre duas rodas.

O resultado dessa combinação normalmente são notificações e multas que podem até mesmo suspender a CNH dos pilotos. Portanto, se você quer se prevenir e conhecer melhor quais são as multas específicas para motocicletas, continue lendo. 

Multas para moto: casos específicos

Alguns dos principais diferenciais em relação aos carros, estão relacionados com os parâmetros de segurança durante o processo de condução de uma moto.

Vamos começar falando do artigo 54 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que especifica algumas normas válidas para todo condutor, como por exemplo:

- Sempre utilizar os equipamentos adequado (como capacete);

- Pilotar com as duas mãos no guidão

De forma semelhante, o artigo 55 define que essas mesmas exigências também sejam seguidas pelo passageiro na garupa.

E se você quiser conhecer ainda mais detalhes sobre as exigências de segurança, o ideal é observar o artigo 244.

Ele não apenas especifica o que a legislação exige, como também traz as punições previstas para quem descumprir a lei.

Algumas das multas para moto que caracterizam infração gravíssima, com suspensão do direito de dirigir e, como medida administrativa, a retenção da CNH incluem:

  • Conduzir a motocicleta sem utilizar capacete, óculos de proteção ou vestuário específico (tal como definidos pelo CONTRAN);
  • Transportar passageiro sem capacete ou fora do assento da moto;
  • Realizar malabarismo ou equilibrar a moto em uma roda só;
  • Conduzir com faróis apagados; e
  • Transportar passageiro menor de sete anos sem condições de cuidar da sua própria segurança.

Ainda conforme o art 244, é expressamente proibido o reboque de outros veículos, condução sem uma das mãos ou transporte de carga em desacordo com as exigências dos artigos 139-A e 139-B, caracterizam infração grave, com multa e apreensão do veículo.

É possível recorrer das multas mais frequentes em motos

Como você viu, existem multas para moto que são específicas para esse tipo de veículo. As leis de trânsito acompanham de perto o comportamento dos motociclistas.

Dito isto, saiba que ser multado não é, definitivamente, um objetivo de qualquer condutor, mas isso é algo que pode acontecer. Em alguns desses casos, o condutor conta com o direito de recorrer às multas, dependendo das infrações cometidas.

Por isso, sempre que estiver em dúvida, é recomendado que se informe sobre o cenário em que se encontra.

Conclusão

O melhor conselho que você pode seguir da hora de pilotar sua moto é simplesmente conduzir com cautela. Dessa forma você pode evitar cometer infrações e ser multado.

Lembre-se de que pilotar qualquer veículo exige muita atenção e responsabilidade. Um trânsito seguro e consciente depende de cada um de nós.

Portanto, da próxima vez que for passear, não se esqueça de seguir todas as normas do CTB, combinado?