Veja como a venda de equipamentos agrícolas em 2021 cresceu durante a pandemia, mesmo com as restrições econômicas!

Pela primeira vez no ano fiscal as vendas de equipamentos agrícolas em 2021 ultrapassaram os resultados dos veículos comerciais. 

Isso foi um dos impactos diretos causados pelas intensas restrições da pandemia de Covid-19, que acabou afetando esses setores de formas distintas.

Diferente do que se poderia imaginar, os mercados relacionados à agricultura conseguiram crescer mesmo em um cenário adverso. Foi expressivo o aumento da demanda por tratores e outros equipamentos agrícolas

Veja mais detalhes sobre essa situação e entenda como tudo isso aconteceu.

Uma atividade essencial

Um dos fatores mais importantes para o crescimento das vendas de equipamentos agrícolas em 2021 foi o fato do setor ser considerado como atividade essencial. 

Em outras palavras, a agroindústria teve permissão para operar mesmo enquanto o resto do país ainda estava confinado. 

Isso foi o suficiente para alavancar toda a cadeia de suprimentos, com o crescimento das empresas do segmento, como manufaturas e todas as redes de vendas pelo país.

Dessa forma, houve um aumento no fluxo de caixa dos empresários, que permitiu um ano excelente para a indústria de equipamentos agrícolas em 2021.

Infelizmente, esse cenário positivo não se estendeu para outras áreas, que precisam lidar com os intensos bloqueios e restrições. E como se não fosse o bastante, os fabricantes de veículos comerciais também enfrentaram desafios com a escassez de peças e de força de trabalho quando o mercado reabriu.

Uma previsão para o mercado

agricola

Enquanto a maior parte das empresas foi obrigada a parar sua produção para atender às normas de segurança e saúde, a demanda por máquinas e equipamentos agrícolas foi relativamente forte em 2020. 

Isso só foi possível pois os setores de agricultura e produção de limentos foram considerados como essenciais. Portanto, os agricultores puderam continuar com suas atividades normalmente.

Isso ocorreu principalmente porque a produção de alimentos e a agricultura foi tratada como essencial, então os agricultores tiveram que continuar suas atividades normalmente. 

Mas os fatores não se limitaram a isso:

  • Políticas governamentais favoráveis; 
  • Boas condições climáticas;
  • Forte produção agrícola em alguns países;
  • Crescente mecanização da agricultura;
  • Necessidade de substituir equipamentos antigos.

Cada um desses elementos colaborou para o crescimento das vendas globais. E a realidade é que os números podem aumentar…

Ao observar os registros de vendas de tratores e colheitadeiras do primeiro semestre, especialistas indicam que esse ano será muito positivo para as indústrias do setor agrícola.

Além disso, existem outros indícios que reforçam essas expectativas positivas para o restante do ano:

  • Baixas taxas de juros atraentes;
  • Forte produção agrícola;
  • Altos preços das safras.

Vendas continuarão a aumentar

Mesmo com as duras consequências geradas pela pandemia, o setor da agroindústria ainda encontrou espaço para prosperar e crescer. A demanda por equipamentos comprova isso.

Portanto, as chances são de que o número de vendas cresça ainda mais.

Além disso, as políticas governamentais, as boas condições climáticas e as baixas taxas de juros estão impulsionando principalmente o mercado de equipamentos agrícolas em 2021.