Descubra o que é PSI e como essa unidade de medida está diretamente ligada com o desempenho do seu veículo

Seja você um motorista de primeira viagem ou um piloto veterano, provavelmente sabe que manter a pressão adequada dos pneus é essencial para o desempenho geral do seu veículo. 

O problema é que na hora de fazer a calibragem, você precisa lidar com uma pequena sigla que talvez não seja tão simples de se compreender. Estamos falando sobre “PSI”.

É por meio dela que você sabe se o seu pneu está com a pressão adequada ou não. Então, se você quer saber o que é PSI e qual sua importância no dia a dia dos motoristas, continue lendo!

O que é PSI?

A sigla PSI significa “Libras por Polegada Quadrada”. Geralmente, é a unidade de medida dentro de uma câmara contendo gás. No caso de pneus de automóveis, é a quantidade de ar comprimido presente dentro do pneu.

Essa é a “definição” técnica, mas o que isso significa para você e seu carro?

Significa que por meio dela, você pode encontrar a pressão de ar adequada em seus pneus (medida em PSI), para que durem mais tempo e garanta condições de direção seguras. 

Qual é a medida de PSI adequada?

Você não precisa ir muito longe para ouvir que a medida PSI padrão para pneus de carro é de aproximadamente 32 libras por polegada quadrada. Mas será que isso é verdade? 

O fato é que há uma variedade de fatores a serem considerados. Que tipo de pneu você tem? Que tipo de veículo você dirige? O pneu usa câmara de ar? Tudo isso pode ter um impacto sobre qual seu PSI recomendado deve ser.

Como saber a medida certa para o seu veículo e onde você pode encontrá-la? 

O PSI ideal varia de carro para carro, portanto é impossível dizer qual deve ser a pressão dos pneus. No entanto, podemos dizer onde procurar para encontrá-lo. Na verdade, existem dois lugares.

O primeiro é o seu manual do proprietário, contém todos os tipos de informações úteis, e incluídas nele você pode encontrar o PSI recomendado para o seu veículo. 

Em segundo lugar (e provavelmente mais fácil de encontrar) está uma etiqueta no lado interno do batente da porta do lado do motorista de seu veículo. Você também pode encontrar o PSI recomendado.

Como a pressão dos pneus afeta seu veículo?

Um pneu com pressão adequada proporcionará vida útil mais longa, resposta de direção mais rápida, melhor eficiência de combustível e um percurso mais suave do que um pneu com pressão inadequada. 

Tanto a baixa quanto a hiperinflação podem causar dores de cabeça, como desgaste prematuro e possível falha do pneu. Como mencionamos, a maioria dos veículos recomendará uma pressão dos pneus entre 30-36. 

Agora que você sabe o que é PSI, lembre-se: seus pneus são sua primeira e melhor linha de defesa para uma direção segura. Aproveite o tempo para se certificar de que eles são bem cuidados. 

Quer trate de seu trajeto diário ou se você está se preparando para uma longa viagem; seus pneus estão levando você para lá. Cuide deles.