Conheça alguns dos principais benefícios do GPS na agricultura e veja como essa tecnologia está mudando o campo!

Sua fazenda é um investimento por si só. As ferramentas que você tem para manter sua fazenda operacional ao longo do ano não são exatamente baratas.

Como agricultor rural, você deve dedicar algum tempo e atenção para proteger seus ativos e garantir seu futuro financeiro. 

O uso de GPS na agricultura pode ajudá-lo a proteger seus bens de mais maneiras do que você imagina. Veja alguns dos principais benefícios!

Redução do trabalho manual 

Fazendas e empresas agrícolas que administram dezenas e centenas de hectares têm uma área considerável para cobrir. Literalmente!

Dispositivos de rastreamento e monitoramento por GPS na agricultura podem simplificar tarefas como:

  • Cultivação
  • Fertilização
  • Controle de pragas
  • Colheita

Usando um sistema de rastreamento e monitoramento por GPS, os centros agrícolas podem programar as rotas que os tratores usam. 

Isso ajudará a economizar tempo e dinheiro, reduzindo o consumo de combustível e a necessidade de trabalho manual adicional.

Pulverização em áreas específicas

A pulverização da safra é importante para o sucesso ou fracasso de uma fazenda. 

Com os efeitos negativos que podem ter no meio ambiente e nas próprias colheitas, os agricultores estão procurando maneiras de minimizar o tratamento de áreas não infectadas. 

Usando GPS na agricultura, os trabalhadores podem registrar a localização geográfica dos problemas dos insetos.

Esses dados podem então ser usados ​​para tratar apenas essas áreas específicas, evitando o tratamento desnecessário de uma área inteira da fazenda e protegendo a saúde das plantas não infectadas.

Agricultura de precisão

gps na agricultura

Antes da ampla disponibilidade de GPS, os operadores de trator confiavam em dicas visuais para manter os sulcos alinhados. 

Quer fossem retos ou seguindo o contorno do campo, o uso eficiente do terreno disponível exigia atenção constante no direcionamento do arado. 

O GPS, junto com outras tecnologias modernas de orientação e sistemas de direção automática, pode colocar sulcos em um campo com precisão milimétrica.

Mapeamento de campo

Depender de pistas visuais pode não ser preciso o suficiente ao traçar grandes extensões de terra relativamente sem características. 

Desafios devido à ausência de árvores, estradas ou outros marcos reconhecíveis são superados com leituras GPS confiáveis ​​para transmitir informações de limites para o agricultor. 

Essas leituras também fornecem informações de navegação confiáveis ​​em condições de baixa visibilidade, como neblina, escuridão ou chuva forte, e permitem operações que, de outra forma, seriam difíceis ou perigosas sem feedback visual.

Plantio 

Depois que o campo é arado, as informações do GPS podem ser usadas para controlar a colocação precisa das sementes nos sulcos. 

Os métodos mais antigos de utilizar espalhadores mecânicos desperdiçavam quase a mesma quantidade de sementes plantadas. 

O uso de métodos controlados para inserir sementes diretamente nos sulcos reduz o desperdício e o custo. 

Eficiência comprovada no campo

Como em qualquer outro negócio, a agricultura lucrativa requer o uso eficiente dos recursos disponíveis. Os sistemas de GPS na agricultura fornecem uma série de alternativas econômicas aos métodos mais antigos de plantio, cultivo e colheita. 

Custos mais baixos significam lucros potenciais mais elevados. 

Mais margem de lucro pode fazer a diferença entre um ano bom e um ano ruim em qualquer fazenda e, para muitos agricultores, é razão suficiente para adotar a tecnologia mais recente.