Descubra o que são os indicadores dos pneus e como eles podem ser úteis na hora de fazer a manutenção do seu carro!

A indústria automotiva costuma mostrar sua criatividade nos pequenos detalhes. Existem vários exemplos engenhosos no mundo dos meios de transporte, um dos quais são os indicadores dos pneus

Esta modesta inovação está incorporada na maioria das bandas de rodagem para indicar quando é hora de comprar um novo conjunto de pneus. 

Embora você possa ter esquecido esse detalhe no passado, um olhar mais atento pode ajudá-lo a se manter seguro na estrada. 

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre as barras indicadoras de desgaste do piso.

O que são os indicadores dos pneus?

Um indicador de desgaste é uma elevação estreita ao longo das ranhuras longitudinais do padrão do piso do pneu. 

Projetados especificamente para ajudá-lo a avaliar a saúde do seu pneu, eles são pequenas marcas de piso cortadas no ponto de segurança mais baixo da banda de rodagem. 

Perceba que na lateral do seu pneu estão as letras TWI (Tread Wear Indicator). Quando a profundidade desce para 1,6 mm (1/16 pol.), o piso ficará nivelado em altura com os indicadores de desgaste. Nessas situações troque os pneus novos o mais rápido possível. 

Lembre-se de que os pneus com pouca profundidade de piso proporcionam uma aderência muito fraca na chuva e na neve.

Por que a banda de rodagem é importante? 

A banda de rodagem do pneu fornece a resistência necessária para dar partida, parar e dirigir corretamente. 

Também garante aderência à estrada e mantém o veículo estável durante curvas e intempéries. Este nível de controle é essencial para a segurança de todos os veículos na estrada. 

Devido aos riscos de pneus gastos, é fundamental sempre se manter atento quanto à manutenção do seu veículo.

Prestar atenção aos indicadores dos pneus pode ajudá-lo a se manter seguro e evitar uma falha na inspeção

A banda de rodagem não foi projetada apenas para mantê-lo seguro, mas também ajuda a manter seu veículo operando com eficiência. 

Quando seus pneus não estão criando atrito suficiente com a estrada, seu veículo terá que trabalhar mais para fazer seu carro se mover conforme desejado. É por isso que o desgaste do piso também pode fazer com que você seja multado em possíveis inspeções policiais.

E se o pneu não possuir os indicadores?

Os indicadores dos pneus são padrão em pneus novos. No entanto, se você não os vir ou se seus pneus não estiverem equipados com indicadores, não haverá problema - as formas tradicionais de medir a banda de rodagem ainda se mantêm. Uma medida de banda de rodagem popular é o teste da moeda.

Tente inserir uma moeda de 1 real no vão do seu pneu. Isso permite que você veja se é hora de fazer manutenção ou não.

Se a borda dourada da moeda ainda for visível, é hora de trocar seus pneus. Se quiser ver mais detalhes sobre esse teste, consulte esse outro artigo sobre o tema!