Veja algumas maneiras simples de saber quando é hora de trocar o pneu e evitar colocar sua família em perigo!

Garantir a manutenção adequada de um veículo é fundamental para a sua segurança na estrada e para garantir uma longa vida útil para o seu carro.

Uma das verificações mais importantes que você precisa você como motorista está relacionada com a reposição dos pneus.

Obviamente, se você solicitar que um mecânico verifique seu carro periodicamente, ele provavelmente dirá se os pneus precisam ser trocados. Porém, se você prefere fazer a verificação por conta própria, aqui estão 2 maneiras para determinar se já é hora de trocar o pneu ou não.

Observe o desgaste da banda de rodagem

Examine a banda de rodagem dos pneus em busca de qualquer sinal de desgaste irregular ou estranho. 

Entre os blocos da banda de rodagem de todos os pneus estão pequenas linhas lisas de borracha chamadas de ‘barras de desgaste’. Quando estas são expostas, significa que seu pneu está careca e tem significativamente menos aderência do que quando era novo. 

Dirigir com pneus com esse desgaste pode levar a uma perda repentina de tração.

Você pode verificar a profundidade da banda de rodagem do pneu com um medidor de profundidade de banda de rodagem. Medidores de profundidade estão disponíveis em lojas de peças automotivas e online.

Você também pode medir a profundidade enfiando uma moeda de cabeça para baixo em uma ranhura do piso. Pegue uma moeda de R$1,00 e coloque-a no centro da banda, na parte mais grossa do pneu.

  • Se puder ver a parte dourada da moeda quase toda, substitua os pneus imediatamente.
  • Caso veja um pouco da parte dourada, fique atento. Em breve você terá que trocar os pneus.
  • Já se você não consegue ver a parte dourada da moeda, pode ficar tranquilo: ainda não é hora de trocar os pneus do seu carro.

Preste atenção à “sensação” dos pneus enquanto dirige

Uma viagem difícil pode indicar danos aos pneus ou desgaste excessivo. Se notar vibrações ou outros distúrbios estranhos enquanto dirige, saiba que isso pode ser um indício de que é hora de trocar o pneu. Reduza a velocidade e dirija com cuidado até que possa sair da estrada com segurança e parar. 

Se um pneu estiver danificado, substitua-o pelo sobressalente. 

Se você não observar nenhum pneu danificado e não puder identificar a origem da vibração, leve o veículo a um revendedor de pneus para uma inspeção completa.

Quanto tempo dura um pneu?

Correndo o risco de dar uma resposta que certamente provocará um revirar de olhos, a verdade é que “depende”. A vida útil e a distância que um motorista pode tirar de um pneu dependem de uma combinação de fatores:

  • Desenho do pneu
  • Hábitos do motorista
  • Condições do tempo
  • Condições de estrada
  • Manutenção de pneus

Os motoristas que aceleram e freiam com vigor descobrirão que seus pneus não duram tanto quanto seus companheiros de estrada mais calmos.

Além disso, os motoristas que nunca verificam a pressão dos pneus ou o alinhamento das rodas gastam a borracha mais rápido do que aqueles com manutenção em dia.

É importante para os motoristas darem mais do que uma olhada rápida em seu veículo, pelo menos uma vez a cada dois meses ou antes de fazer uma longa viagem. Essa é a melhor forma de verificar se é hora de trocar o pneu ou não.