Descubra qual é a melhor gasolina para moto e veja como fazer a escolha correta na hora de abastecer!

Quando se trata de motocicletas, é essencial fazer sua manutenção de rotina para mantê-la em bom estado, mas uma coisa que muitas vezes é esquecida é a gasolina para moto que você utiliza. 

Quando você chega a um posto de combustível, há tantas opções que você não sabe qual é a melhor para sua motocicleta. 

Aqui estão algumas dicas sobre qual combustível você deve escolher para obter o máximo desempenho.

Conheça a necessidade da sua moto

Antes de escolher qualquer gasolina para moto, é essencial que você saiba que tipo de combustível é ideal para o seu veículo. 

Todas as motocicletas têm motores de tamanhos diferentes, portanto, todas exigirão combustíveis diferentes. Cada fabricante especifica um requisito mínimo de octanagem para atingir o melhor nível de performance.

O combustível deve estar dentro da classificação de octanagem

O combustível que você colocará em sua motocicleta dependerá de sua octanagem. Este número de avaliação indica a resistência à detonação. 

A porcentagem de octanagem em uma mistura determina o número de octanas. Quanto mais alto o número de octanas, significa que a gasolina só pegará fogo sob temperaturas e pressões mais altas. 

O combustível nos postos de gasolina geralmente varia de 87 a 94, então o tipo de combustível que você obtém depende do número de octanas da sua moto.

Tipos de Combustível

bomba de gasolina

Existem vários tipos de combustível. Cada tipo tem uma composição distinta, o que pode afetar o desempenho da sua moto.

Os fabricantes tendem a incluir a octanagem mínima para otimizar o desempenho. Portanto, você deve escolher um combustível que combine com o requisito. 

Alguns dos tipos básicos de combustível incluem:

Diesel

O diesel é um dos tipos de combustível mais comuns disponíveis. No entanto, você deve saber que muito poucas motocicletas são movidas a diesel atualmente. 

Isso porque seus motores exigem algo muito mais eficiente. Existem, no entanto, empresas que ainda produzem motocicletas que utilizam esse combustível, incluindo a Kawasaki, que tem algumas motocicletas off-road a diesel.

Gasolina com octanagem 90+

A gasolina para moto com mais de 90 octanas é um combustível destinado a veículos com excelente desempenho. 

É o que eles chamam de combustível premium (ou aditivado). 

Essas motos têm uma taxa de compressão mais alta e, portanto, precisam de uma octanagem com mais de 90 para funcionar bem. De todos os tipos de combustível, aqueles com 90+ octanas são os melhores.

Etanol

Outro tipo de combustível é o etanol. Ao contrário de outras opções, essa mistura tende a queimar de forma limpa, sem produzir produtos químicos potencialmente fatais. 

O combustível também vem de recursos sustentáveis.

Gasolina com octanagem 87

O combustível a gasolina de 87 octanas tem a mistura adequada para queimar com eficiência sem causar danos ao motor. 

A maioria das motocicletas fabricadas hoje pode acomodar esse tipo de mistura de combustível. É a gasolina para moto padrão.

Tenha em mente que você não precisa necessariamente de combustível com um número de octanas superior ao recomendado pelo seu fabricante.