Conheça a importância dos pneus para esportes radicais e descubra como eles afetam diretamente a sua segurança!

Esteja você fazendo uma trilha, viajando por terra em seu equipamento com tração nas quatro rodas ou indo para um passeio nas dunas do nordeste, ter os pneus certos em seu veículo o levará até lá com mais segurança e conforto. 

Muitos motoristas não pensam na importância dos pneus para esportes radicais, mas essas coisas pretas redondas são a única conexão que sua máquina tem com a terra firme. 

Escolha com sabedoria e você aumentará muito sua capacidade de chegar aonde deseja. Escolha os errados e você poderia acabar atolado, preso no deserto ou pior.

O impacto dos pneus para esportes radicais

mulher em uma moto

Se o seu plano é ir para alguma aventura com seu veículo, seja por terra firme ou trilhas repletas de cascalho, você precisará de algo mais adequado para a tarefa do que um pneu comum para rodovias.

O padrão de um pneu específico para esses terrenos irregulares é muito mais agressivo, caracterizado por um vazio maior entre os blocos da banda de rodagem. 

Isso permite que esses espaços sejam preenchidos pelo terreno de baixa aderência, melhorando assim a tração do seu veículo.

Além disso, esses pneus são construídos para serem resistentes a cortes, lascas e rasgos. Um pneu de estrada padrão seria rasgado com relativa facilidade após uma breve aventura fora do asfalto.

Normalmente, os pneus para esportes radicais são mais grossos, reforçados com aço extra, tecido e borracha de alta densidade para ajudar a prevenir cortes e perfurações.

Tudo depende do seu objetivo

mulher em uma moto

Existem vários níveis de desempenho dos pneus para esportes radicais, incluindo modelos dedicados que são muito rígidos e barulhentos para uso em ruas.

Veja os pneus para terrenos com lama, por exemplo: eles conseguem oferecer mais tração em terrenos irregulares como trilhas, mas sua banda de rodagem larga e robusta cria vibrações quando bate no pavimento duro das rodovias. Isso acaba prejudicando a condução do veículo e pondo você em risco. 

Um modelo de borracha dura é ótimo para longevidade na terra, mas faz um barulho infernal quando utilizado nos pavimentos mais tradicionais das cidades. 

Uma boa maneira de abordar a seleção é considerar a situação mais extrema em que o pneu estará, com que frequência ele lidará com isso e como você gostaria que o veículo se comportasse nessa situação.

Escolha com sabedoria

Embora muitas pessoas nunca pensem nos pneus para esportes radicais, eles são o fator mais importante quando se trata do desempenho do seu veículo. 

Cada modelo de pneu terá vários fatores a serem considerados. A melhor coisa a fazer é se munir das informações certas para garantir que seu investimento na roda esteja correto desde o início.

Também há muitos lugares, como a Big Tires, onde você pode ler as avaliações dos consumidores sobre um pneu específico antes de comprá-lo. Consulte nossa equipe e veja qual é o modelo mais adequado para sua aventura!