Confira alguns fatos sobre motos para alimentar a curiosidade de todos os apaixonados

Com um grande universo de fãs, as motos atraem cada vez mais fiéis e amantes pelo veículo de duas rodas. Criada por volta de 1860, a moto possui diversas curiosidades. Em sua trajetória, diversos fatos sobre motos surgiram e marcaram sua história.

Com muita praticidade e sensação de liberdade, a motocicleta caiu facilmente no gosto da população. As scooters populares, por exemplo, são automáticas e tendem a ser a opção ideal para iniciantes. 

Sabendo do apreço que têm em nossos corações, separamos 7 fatos sobre motos que são imperdíveis e só irão alimentar essa paixão.

Fatos sobre motos que irão te surpreender

  • China é a maior produtora de motos

O primeiro fato sobre motos é uma curiosidade bastante atual. A China é a maior produtora de motos, eles basicamente são campeões na produção do veículo, isso no entanto não significa que são os países com mais motociclistas. 

Esse título pertence à Índia com 80 milhões de motociclistas. O Brasil como produtor fica em 7º lugar e possui mais de 33 milhões de habilitados.

  • Nordeste campeão em emplacamentos

Um interessante fato sobre motos no Brasil é que a região que lidera emplacamentos é o Nordeste, seguida pelo Sudeste e, juntas, detêm 69% do mercado de motos do país.

  • Projetadas desde o século XV

homem em cima de uma moto retratando fatos sobre motos

As motos entraram no mercado no final do século XIX e desde então já se tornaram um sucesso, mas o que foi descoberto na década de 60 é que a idealização do veículo já existia, e ele foi projetado originalmente por Leonardo da Vinci no século XV, que já idealizava motos e bicicletas.

  • Criadas Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach 

Voltando aos primórdios da criação das motos, por volta dos anos de 1860 e 1870, diferentes ideias eram levantadas na criação do veículo, sendo um deles o motor a combustão, que é o que utilizamos até hoje. 

Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach se uniram e criaram a moto como conhecemos, realizaram algumas viagens, mas desistiram de comercializar o veículo e investiram nos carros fundando uma das maiores montadoras do mundo, a Mercedes-Benz.

  • Triumph presente no mercado de motos desde 1885

Desde o início da comercialização no final do século XIX até hoje, diversas empresas abriram e fecharam. Principalmente no início quando se teve um boom no mercado. 

É o caso da empresa britânica Triumph, que começou suas atividades em meados de 1885 e a clássica Harley-Davidson, que segue fazendo história com mais de cem anos no mercado.

  • Harley-Davidson referência em motos

Falando em Harley-Davidson, a marca é simplesmente tão sensacional e referência no mercado que os motociclistas donos de motos da marca possuem um clube de afiliados com mais de 1 milhão de membros. É amor que não acaba mais.

  • Honda CG líder de vendas

E fechando com chave de ouro os fatos sobre motos, é que o veículo mais comercializado na história do mercado brasileiro é ninguém menos que a Honda CG. O modelo já tem mais de 45 anos e já foram comercializadas mais de 13 milhões de unidades, sendo líder das motos mais vendidas de 2021

Agora que você já conhece mais sobre as curiosidades das motos, aproveite para manter a sua bem cuidada com pneus novos, além de deixar a manutenção e revisão em dia.