A autonomia energética já é uma realidade nos campos com linhas de crédito para energia solar para produtores rurais

A realidade do trabalho rural é gigantesca. Além das tarefas manuais, existem inúmeras atividades que demandam de muita energia elétrica e uma alternativa que tem se apresentado viável é a energia solar para os produtores rurais.

A descoberta do efeito fotovoltaico que deu início às tecnologias para a produção das células de energia solar foi em torno de 1839. Por volta de 1954 as primeiras células fotovoltaicas foram lançadas, dando início a uma das fontes de energia renováveis mais aclamadas.

O percurso teve direito a um prêmio Nobel para o famoso Albert Einstein em 1922 e a utilização efetiva das placas se deu em 1958, com um painel de 1 W enviado ao espaço.

Mas no Brasil a popularização dos painéis de sistema solar se deu somente a partir de 2011, com a produção massiva de placas solares pela China, o que baixou consideravelmente o custo do material.

O que é energia solar?

A energia solar é uma fonte alternativa, sustentável e renovável de energia que é proveniente da luz solar e pode ser aproveitada de diferentes formas, como aquecimento solar, energia fotovoltaica e energia heliotérmica.

Mais popularmente temos a energia fotovoltaica, que se dá através da captação da luz solar por painéis solares fotovoltaicos onde ocorre a transformação em corrente elétrica, possibilitando assim a utilização em residências, empresas e gerando energia solar para produtores rurais.

Os benefícios provenientes da energia solar para os produtores rurais 

foto de painéis solares para produtores rurais

E como não poderia passar batido, temos visto um movimento crescente no sentido de adquirir equipamentos de energia solar por produtores rurais. Esse movimento se dá principalmente na dispensa de rede de energia elétrica.

Isso ocorre em algumas regiões onde o sistema de rede elétrica ainda conta com estruturas precárias, afetando diretamente os produtores rurais que já estão engajados no uso de tecnologia para aumentar a produtividade no campo.

Além da autonomia energética que gera, se tornando independente das redes elétricas e possibilitando uma economia considerável.

Inclusive um dos pontos mais fortes a ser observado é o uso de energia elétrica na irrigação. Com a automatização das máquinas agrícolas e o advento da agricultura de precisão, o uso de energia é considerável, portanto a economia é marcante devido à alta demanda.

Mais uma vantagem é a otimização do espaço. Para utilizar as placas fotovoltaicas é necessário espaço, e muitos produtores acreditam não ser possível acrescentar este investimento ao local. Porém, já existem placas solares flutuantes, de forma que é possível otimizar o espaço, o que auxilia na energia solar para os produtores rurais.

Os investimentos

Um dos fatores que empacam a agricultura de precisão com alguns produtores são os preços. O custo de um equipamento pode ser elevado à primeira vista, mas é necessário realizar cálculos para verificar em quanto tempo o investimento terá retorno.

E vale ressaltar que temos cada vez mais alternativas de crédito de energia solar para produtores rurais, facilitando a possibilidade de adquirir.