Relacionado diretamente ao bom funcionamento, a lavagem da moto tem suas particularidades. Veja abaixo 5 dicas para facilitar sua vida

Um dos cuidados constantes e frequentes ao adquirir uma moto é a limpeza. Faz parte da conservação realizar a lavagem da moto com regularidade, pois em algumas partes do equipamento influencia diretamente na performance.

A moto é um dos veículos mais versáteis que temos, utilizada para lazer, esportes e inclusive trabalho, vemos um mar de pilotos se aventurando em cima de duas rodas e invadindo as pistas seja das grandes metrópoles ou nas estradas do interior.

A limpeza não é nenhum bicho de sete cabeças, mas é preciso conhecer a moto e suas particularidades, principalmente porque diferente dos carros, as motos deixam muitas partes mecânicas visíveis e é preciso ter atenção aos detalhes.

Por que é importante realizar a limpeza?

Antes de mais nada devemos frisar o porquê é bom manter a rotina de lavagem da moto, pois elas estão constantemente expostas à poluição. Todas as pistas estão repletas de micro plásticos que soltam dos pneus de veículos, além de pó e fuligem. 

Essa sujeira acaba aderindo nas correias e partes do motor que possam estar expostas e afetar diretamente o funcionamento da moto.

Outro ponto que ressaltamos é que logo após a limpeza, devemos realizar a manutenção da moto, fazendo a lubrificação da corrente e passando óleo oxidante nos cabos, cavaletes, articulações e manetes. 

Mais que a lavagem da moto, um momento de cuidado e lazer

homem realizando lavagem da sua moto

No dia a dia a lavagem pode ser corrida, mas pode ser um momento de lazer, por isso separamos 5 dicas para lavar a moto corretamente, de forma que garanta o bom funcionamento e a durabilidade dos pneus de sua motocicleta também.

Comece pelo manual

Para aqueles que não tem a prática, ou são novos usuários, o passo inicial é começar pelo Manual de Proprietário. Lá encontramos as informações referentes a cada modelo, produtos que não podemos utilizar e cuidados especiais que possam vir a ter.

Conhecer o equipamento é importante principalmente para evitar problemas futuros, seja por passar algum produto em algum local específico que não deveria ou para saber o nome de uma peça para manutenção. O manual é informação e informação nunca é demais.

Evite jatos fortes

Antes de começar a lavagem da moto e já ir com aqueles jatos fortes que já vão tirando toda a sujeira com uma esguichada, prefira jatos com leque aberto e baixa pressão, de modo que não danifique sequer a pintura. E antes de jogar água tape as entradas de ar.

Comece a limpeza de cima para baixo

Comece a limpeza pelo topo e laterais, como os espelhos, carenagens e banco e depois rabeta, área de placa, correias e rodas, isso dá tempo do xampu escorrer e agir nas partes inferiores, onde costuma ter mais sujeira.

Atenção a parte mecânica

Por conta da graxa, a parte de correias e rodas costumam ser mais difíceis de limpar, e para evitar desperdiçar shampoo na lavagem da moto, vale misturar um pouco de querosene, ou algum outro produto indicado pelo fabricante.

Nada de pretinho

Após a limpeza é imprescindível realizar a manutenção da moto, conforme falamos acima. Porém, o famoso pretinho fica fora da finalização. Os pneus da moto necessitam de aderência e o uso do pretinho pode interferir até nas bandas de rodagem, podendo ocasionar quedas.