A troca dos pneus requer conhecimentos mínimos para não pesar no bolso a curto e longo prazo. Veja como identificar oficinas duvidosas

Ser proprietário de um automóvel hoje em dia requer cuidados para o pleno funcionamento do mesmo. Isso implica em realizar as manutenções preventivas, como as trocas de pneus, sempre atualizadas para a melhor performance e segurança possível.

Muito se fala sobre os investimentos que temos que fazer na vida e os economistas dirão que carro não é investimento, é gasto. Mas para os proprietários e amantes de automóveis é clara a consciência de que cuidar do seu carro é um investimento futuro.

Isso se dá tanto pelo gosto em cuidar do bem, como em evitar problemas e gastos maiores, numa relação de longo prazo.

Um dos investimentos que realizamos nos veículos que garante a segurança ao circular nas vias e estradas são os pneus. Hoje já existe uma infinidade de modelos de pneu disponíveis no mercado para todos os bolsos.

Mas a realidade se apresenta e muitos só podem realizar as trocas de pneus na hora da necessidade ou quando o desgaste fica tão aparente que se corre o risco de multa. Nessa hora do sufoco muitos podem se direcionar a algumas oficinas no mínimo duvidosas.

Oficinas duvidosas? Isso existe? Sim. E como bons conhecedores do mercado e afim de garantir que você faça um bom negócio, separamos alguns riscos que podem acontecer para os novos, e os nem tão jovens assim, donos de carro.

A troca do pneu é também responsabilidade do dono

homem trocando seu pneu na estrada

Por maior praticidade diversas oficinas e borracharias oferecem os serviços de troca de pneus para a maior praticidade e também segurança. Mas é preciso, como proprietário, saber as artimanhas do mercado e fugir de picaretas.

Que fique claro que um bom serviço ocorre independente do tamanho da empresa que irá prestá-lo, por isso, é importante saber o que está acontecendo na manutenção. 

O risco número 1 que mais se apresenta é a oferta de mais serviços e o ato de empurrar a troca de peças desnecessárias. Os que mantém suas manutenções periódicas em dia tendem a ter menos trocas de peças de emergência.

Em contrapartida, existem aqueles que não realizam as manutenções nas datas necessárias e nesse ponto, ao realizar uma troca de emergência pode ser realmente necessário trocar as demais peças. Mas cabe ao proprietário avaliar com um mecânico de confiança essa necessidade.

Outro risco que costuma muito acontecer é indicação da troca de somente um pneu. Nesse caso, por segurança, é sempre recomendado seguir a indicação dos fabricantes e realizar a troca em conjunto, evitando a mistura de pneus novos com usados.

E por fim, o maior risco são os maus conselhos para economizar, diminuindo a importância de serviços como balanceamento após a troca dos pneus. Neste caso é crucial um conhecimento prévio do dono para saber que após as trocas este é um serviço importante a ser prestado.

E cabe ao proprietário buscar informação para fugir dos picaretas que podem te cobrar um muito desnecessário ou um pouco muito importante. Conhecimento é a chave.