Se você é um pequeno produtor e deseja aumentar sua produtividade, conheça as vantagens da agricultura de precisão a seguir

Com o passar dos anos e o desenvolvimento humano, muitas tecnologias, como a agricultura de precisão, surgem para aumentar a produção da agricultura.

É de interesse mundial, inclusive econômico, que cada vez mais a atividade rural se desenvolva e alcance melhores resultados, tendo em vista que a população do globo está sempre aumentando e sem perspectivas de reverter este quadro.

Nesse cenário, conheça mais a seguir sobre este método e aprenda a utilizá-lo em seu negócio para alavancar a sua produtividade e consequentemente, seus lucros. Confira!

O que é a agricultura de precisão?

homem segurando tablet

A agricultura de precisão pode ser definida como um sistema de manejo do campo, que dispõe de várias tecnologias de avaliação e acompanhamento de maneira bem precisa das condições da lavoura como um todo.

Ela é capaz de coletar dados de cada pequena parte da terra, incluindo não somente o solo, mas o clima da região, as condições do relevo, os tipos de culturas plantadas, além das ervas daninhas e pragas do terreno.

Com essas informações, contribui para o melhor aproveitamento da agricultura, através de um programa de gerenciamento detalhado do sistema de produção como um todo.

Seu objetivo, portanto, é aprimorar a eficiência da produção, assim como o manejo, além de melhorar a qualidade ambiental.

Qual é a base que utiliza a agricultura de precisão?

A base do sistema utilizado na agricultura de precisão são os mapas de produtividade, criados a partir dos dados coletados.

Esses mapas representam graficamente as áreas do cultivo, com informações detalhadas acerca da produtividade de cada pequeno espaço.

É através desse mapa e desses dados que é possível utilizar cada parte da lavoura seguindo suas melhores potencialidades e considerando suas necessidades.

Quais os aspectos da lavoura que se leva em consideração?

Todos os aspectos do cultivo são levados em consideração na agricultura de produção. Destacam-se:

  • Produtividade: através da produção por cada hectare;
  • Solo: identificando as necessidades, como adubação, correção de pH, entre outros;
  • Fertilizantes: definindo quais os melhores adubos para utilizar, bem como as quantidades;
  • Ervas daninhas, doenças e pragas: busca a identificação, tratamento, controle e prevenção.

Quais são as vantagens dos pequenos produtores ao utilizá-las? 

Apesar de parecer distante da realidade dos pequenos produtores e disponível somente para os grandes empresários do setor, estudos comprovam que, nas pequenas propriedades, a agricultura de precisão traz um excelente retorno na produção.

É por essa razão que é crescente a procura por ela pelos agricultores menores. Listamos abaixo as maiores vantagens encontradas. Veja!

Aumento na produtividade

Por analisar toda a região disponível, o resultado é um aumento na produtividade, por valorizar as melhores características de cada área, além de identificar precisamente os pontos que precisam melhorar, apresentando as soluções ideais.

Oportunidade de crescimento

Como os custos são otimizados e os gastos reduzidos, o produtor encontra mais chances de investimentos, já que o dinheiro é mais bem utilizado.

Controle das etapas de produção

É possível evitar trabalho extra, já que o mapeamento exato indica quais os melhores passos a se seguir em todas as etapas da produção.