A união entre tecnologia e agricultura gera diversos benefícios. Veja quais são e como se aplicam em cada fase da produção 

A tecnologia transformou vidas em diversos âmbitos e não poderia ser diferente na agricultura. Cada vez mais técnicas auxiliam nas lavouras e a união de tecnologia e agricultura têm se destacado nas grandes e pequenas produções.

A humanidade já pratica a agricultura há mais de 12 mil anos e por milhares de anos ficamos estancados na chamada agricultura 1.0, onde o máximo de tecnologia empregada era na utilização de animais na tração.

Desde o advento da revolução industrial, passamos por diversas fases, como a agricultura 2.0 que se sucedeu com os motores e a combustão, e a agricultura 3.0 onde  aconteceu a criação do GPS, sistema de posicionamento global, que auxilia na detecção e manejo de variações num mesmo local.

Por fim, a grande virada das últimas décadas é a agricultura 4.0, a qual literalmente entrelaçou a tecnologia e agricultura de tal forma que união da produção genética, máquinas, automação e diversas outras ferramentas deu início a “smart agriculture”, ou Agricultura Inteligente.

Quais são os benefícios reais da união entre tecnologia e agricultura?

Em linhas gerais a união dessas duas frentes veio para atender as demandas globais de maior produção de alimentos com a maior qualidade possível. Tudo isso demanda diariamente muitos estudos, gerando assim os seguintes benefícios:

  • Maior rendimento do solo;
  • Identificação em tempo real das necessidades hídricas ou de ataque de pragas;
  • Melhor emprego de defensivos agrícolas e fertilizantes;
  • Otimização da plantação com sementes aprimoradas geneticamente;
  • Melhor controle e gestão da propriedade como um todo;
  • Redução dos custos;
  • Aumento da segurança e eficácia.

Esses são alguns dos muitos benefícios do trabalho conjunto de muitos profissionais. 

Como a tecnologia se enquadra em cada fase da produção agrícola no Brasil?

Pré-produção

Esta parte se dá fora dos campos e dentro dos grandes laboratórios, com o auxílio de pesquisadores que estudam e produzem as melhores sementes, para antecipar a qualidade da produção.

Produção

Homem manuseando um equipamento ligado a tecnologia e agricultura

Nos campos, diversas formas de tecnologia são empregadas de modo a garantir  qualidade do solo e da produção. Vemos a atuação da tecnologia e agricultura desde o plantio, até o crescimento e por fim as colheitas.

Dentre as técnicas mais modernas empregadas estão o sensoriamento do campo, com a agricultura de precisão, que avalia as condições do solo, seja na umidade, na compactação do solo ou na necessidade de fertilização.

Temos também o emprego de drones, que avaliam extensas áreas de plantação, sem a necessidade de grandes deslocamentos. Tudo isso tem sido feito até com smartphones, facilitando a vida dos produtores rurais.

Pós-produção

Aqui os produtores conseguem, com o auxílio dos sensores, fazer um mapeamento de toda a produção do solo, sabendo quais foram as necessidades, como foi a distribuição, processamento e consumo da safra, para enfim se preparar para as produções seguintes.

Além de garantir as melhores práticas durante cada fase de produção, a junção da tecnologia e agricultura procura também as melhores práticas sustentáveis ao planeta, de modo que o ciclo de benefícios se estenda também à natureza.