Mal invisível: conheça os riscos ambientais que o uso dos agrotóxicos traz e como reduzi-los

Os agrotóxicos são produtos desenvolvidos para eliminar as doenças e pragas das plantações e cumprem bem esta função. Segundo dados, o Brasil está no topo do ranking mundial de consumo desses químicos. 

Entretanto, a saúde humana e o meio ambiente sofrem consequências negativas decorrentes do uso frequente. Eles são capazes de contaminar alimentos, consumidores e produtores, além de impactar na redução da biodiversidade.

Em termos de contaminação dos rios brasileiros, os agrotóxicos estão em segundo lugar na lista dos causadores, perdendo somente para o esgoto não tratado. Isso porque eles se esvaem pelos rios, contaminam o solo e atingem águas subterrâneas. 

Outro dado interessante é que 99% desses produtos não atingem as pragas que deveriam e se dispersam no meio ambiente.

O dia 11 de janeiro foi instituído como o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos, data que serve para conscientizar a população como um todo sobre o uso dos inseticidas. 

Confira quais são os impactos negativos causados e como é possível reduzi-los.

Impactos ambientais do uso irrestrito dos agrotóxicos

Descubra a seguir quais são os principais tipos de poluição causados pelos agrotóxicos utilizados desenfreadamente.

Contaminação das águas

Conforme já mencionado, esses pesticidas atingem as águas superficiais e subterrâneas. 

O grande problema é que a água dos aquíferos, após ser contaminada, demora anos para ter as impurezas dissipadas, não sendo nem ao mesmo uma certeza.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a agricultura é a principal responsável pelo desperdício de água no mundo, como também originou o aumento da poluição dos ecossistemas aquáticos.

Contaminação do solo

Os herbicidas, tipo mais utilizado na terra, ficam retidos no solo. Quanto mais matéria orgânica existe, mais são absorvidos os agrotóxicos.

Essa poluição é capaz de destruir microrganismos benéficos e reduzir a produção de nutrientes necessários para alguns tipos de plantações.

Contaminação por volatilização

Aqueles produtos em spray são capazes de volatilizar, ou seja, reduzir-se a vapor, chegando a outras áreas, distantes do cultivo, contaminando-as também. A porcentagem de perda por volatilização é de 25%, valor este bem elevado.

Não bastasse os riscos a natureza, também são suscetíveis a causar algumas doenças.

Contaminação de organismos não alvo

Como dito, os agrotóxicos podem interferir em organismos que não o seu alvo, como insetos benéficos, peixes, pássaros e até mesmo espécies selvagens. Toda a cadeia alimentar é afetada, principalmente os predadores que estão no topo.

Como reduzir a poluição causada pelos inseticidas

Atualmente, o tema tem gerado preocupação e são buscadas alternativas capazes de evitar e reduzir os malefícios desses componentes químicos.

Uma das opções viabilizadas e incentivadas é o controle de embalagens vazias de agrotóxicos. Há estabelecimentos que recebem essas embalagens, agências ambientais fiscalizadoras e sanções administrativas aplicadas no descumprimento.

Outra alternativa que ganha força é a adesão a práticas agrícolas sustentáveis, nelas são promovidas o uso sustentável de recursos naturais, bem como a incrementação da produção, oferta e consumo de alimentos mais saudáveis, sem pesticidas.

A terceira alternativa é o Sistema Produção Integrada, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que reduz a utilização dos produtos e insumos contaminadores.

 

Os produtores rurais devem cada vez mais se atualizar e passar a adotar medidas menos danosas ao meio ambiente, por isso, busque sempre por informações que agreguem na qualidade e na venda de seus cultivos!