A soja é certamente um produto de destaque no mercado internacional, mas você sabe quais são os maiores produtores de soja? Descubra isso e mais a seguir!

O mercado agrícola mundial é bastante dinâmico e interligado, dezenas de países importam e exportam milhões de toneladas dos mais variados produtos do campo, sejam eles na sua forma in natura ou com algum tipo de procedimento.

Produtos como o café, trigo, arroz e milho são consumidos no mundo inteiro e por isso os dados de produção e comercialização são acompanhados de perto. E um desses produtos que se destacam na balança econômica mundial é a soja.

Com uma grande variedade de usos, sendo consumido em grãos, na forma de óleo e até mesmo como proteína texturizada, a soja tem uma participação importante no cenário mundial, tendo uma produção de 362 milhões de toneladas na safra 2020/2021.

Desse montante, dois países se destacam por serem os responsáveis por aproximadamente 67% da produção mundial. Vamos conhecer quais são eles.

Os dois maiores produtores de soja no mundo

Os dois países que dominam o comércio mundial da soja são os Estados Unidos da América e o Brasil, cada um possui particularidades que os garantem nessas posições.

Estados Unidos da América

Apesar do que muitos imaginam, a terra do Tio Sam é apenas o segundo maior entre os produtores de soja. Mas a confusão é bastante normal, tendo em vista que o país figura na lista de grandes exportadores de outros produtos agrícolas.

 

Na safra de 2020/2021, os dados do Departamento de Agricultura dos EUA, USDA, indicam uma produção de 112 milhões de toneladas, com uma área de cultivo de 33 milhões de hectares.

Devido a essa grande produção de soja, mas também de outros tipos de culturas agrícolas,

como o milho, o trigo e o algodão, os EUA é um dos líderes no uso de tecnologia na agricultura, como o mapeamento agrícola, o que permite esse números impressionantes.

Brasil

Com uma produção de 135 milhões de toneladas em pouco mais de 38 milhões de hectares como área de cultivo, o Brasil ocupa a primeira posição no ranking mundial de plantio e exportação da soja.

O país ser número na produção da soja é reflexo direto dos investimentos feitos nos últimos anos. De fato, o Brasil mais do que quadruplicou a sua produção nos últimos 40 anos, saindo de pouco mais de 26 milhões de toneladas para o montante citado anteriormente.

Com isso, os agricultores brasileiros se tornaram especialistas no cultivo do produto, conhecendo profundamente as condições climáticas, agronômicas e de solo para que a planta cresça com mais saúde e a um menor custo.

O Mato Grosso é onde estão os maiores produtores de soja no país. O Estado sozinho possui aproximadamente 10 milhões de hectares que produzem quase 36 milhões de toneladas, por isso eles são especialistas em técnicas de aumento da produtividade do solo.