Para uma boa produtividade é importante utilizar todas as ferramentas disponíveis. Saiba como o mapeamento agrícola pode ajudar!

A produção agrícola moderna começou a obter grandes avanços quando passou a utilizar mapas com informações de todas as atividades realizadas no plantio. Estes mapas de precisão passaram a auxiliar as decisões mais importantes.

Reunindo diversas informações, como área de plantio, pulverização, presença de pragas, produtividade, condição do solo, entre outras, os mapas deram maior poder de análise e ação para os produtores.

E como  o desenvolvimento da tecnologia e o advento de satélites mais potentes, drones, softwares de inteligência artificial e a ciência de dados, a agricultura viu um grande crescimento qualitativo nas informações produzidas em seus mapas.

A importância do mapeamento agrícola 

O uso da tecnologia na agricultura já ocorre há algum tempo, mas seu papel tem crescido cada vez mais devido aos avanços proporcionados pelas tecnologias digitais. E com o aumento da qualidade dos mapeamentos agrícolas, seu uso é ainda mais importante.

O mapeamento agrícola permite, por exemplo, com o uso dos drones na agricultura, identificar as áreas em que há ocorrência de pragas. Proporcionando maior economia para o produtor ao apresentar as áreas em que é necessário agir para não haver proliferação de pragas.

Eles podem também oferecer informações sobre os processos diários, reunindo e organizando os locais que já passaram por pulverização, ordem e condições de colheita. 

Todas essas informações geradas pelo mapeamento garantem a melhor produtividade do solo e o uso mais efetivo dos recursos financeiros, maximizando os lucros após a colheita.

Os principais tipos de mapa na agricultura

foto de um mapeamento agrícola

O mapeamento agrícola possibilita a geração de diferentes tipos de mapas, cada um com informações precisas de um determinado aspecto da produção.

Mapas de Plantio

Este tipo de mapa fornece informações desde o preparo do solo até o depósito da semente. Assim é possível saber a variedade do material plantado, a quantidade de sementes colocadas pela plantadeira e mesmo a velocidade e desempenho de cada equipamento.

Com as informações em mãos é possível realizar ajustes em tempo real para obter a melhor execução do processo.

Mapa de pulverização

Com o auxílio dos equipamentos corretos é possível coletar dados sobre a aplicação dos defensivos utilizados em cada área plantada. E com o cruzamento de informações é possível analisar, por exemplo, qual defensivo deu melhores resultados.

Mapa de produtividade

Frequentemente considerado o mais importante dos mapas, o mapa de produtividade apresenta dados sobre o momento da colheita, permitindo ao produtor ter acesso ao rendimento específico de cada área plantada.

Em conjunto com outros mapas, o de produtividade permite realizar análises importantes para decidir as estratégias para a próxima safra e aumentar a produtividade do solo.

Utilizar os benefícios da agricultura digital, como o mapeamento agrícola, faz parte do sucesso de todo produtor moderno.