Embora pareçam ser técnicas associadas, nem sempre alinhamento e balanceamento estão ligados um ao outro. Entenda!

Quando o assunto é manutenção do carro, todo cuidado é pouco para garantir sua segurança e prolongar a vida útil do veículo. 

No entanto, há quem ainda tenha dúvidas sobre como identificar o momento certo de realizar certos serviços e reparos, como é o caso do alinhamento e balanceamento

Pensando nisso, trouxemos no conteúdo de hoje, um guia completo para que você entenda o que é, como é realizado e quando fazer esse tipo de manutenção no seu veículo. Vamos lá? 

O que é alinhamento? 

Em linhas gerais, quando falamos em alinhamento de veículo, trata-se de um serviço que visa acertar o volante para deixá-lo em perfeita comunicação com as rodas. Isso significa, que o profissional vai deixá-lo reto, para evitar que ele puxe para um lado ou para o outro.

O que é balanceamento? 

Já o balanceamento tem como função principal eliminar as vibrações do volante, que ocorre quando há um desgaste acentuado e irregular em determinados pontos da banda de rodagem.

 Na realização do serviço essas irregularidades e variações são compensadas com contrapesos de chumbo a fim de devolver a tração e estabilidade do carro.

Os serviços precisam ser realizados em conjunto? 

Embora sejam normalmente relacionados, os serviços de alinhamento e balanceamento não são dependentes um do outro, portanto, é possível realizar um alinhamento sem necessariamente fazer um balanceamento e vice-versa.

No entanto, há quem prefira realizar a manutenção completa do carro periodicamente e, consequentemente, os ajustes acabam sendo associados. 

Quando fazer o alinhamento e balanceamento? 

Uma dúvida muito comum relacionada a este tipo de manutenção é justamente o fato de saber quando fazer o alinhamento e balanceamento do carro. 

Na teoria, a maioria dos fabricantes de automóveis recomendam que a revisão completa seja feita a cada 10 mil km rodados. 

Contudo, essa regra pode variar de acordo com o quanto você usa o carro e, principalmente, as condições das vias pelas quais trafega. 

De qualquer forma, os veículos costumam apresentar sinais de quando é hora de realizar tais manutenções: 

Quando fazer o balanceamento?

Sinais de trepidação e vibrações excessivas, principalmente quando atinge uma velocidade maior do que 30 km/h podem indicar que seu carro precisa de um balanceamento. 

Além disso, a troca ou rodízio de pneus também torna obrigatória a realização do serviço para garantir sua segurança. 

Quando fazer o alinhamento? 

Sentiu a direção puxar para a esquerda ou para a direita? Esse é o maior indicativo de que o seu carro está desalinhado e precisando de manutenção. 

Para ter certeza, a dica de ouro é aproveitar uma rua plana e bem asfaltada, acelerar o carro e soltar rapidamente o volante. Se houver qualquer inclinação, é hora de partir para uma revisão. 

Escolha um profissional de confiança e informe-se para se certificar de que os serviços realizados foram feitos corretamente.