Confira alguns dos principais sinais que apontam que é hora de tomar alguns cuidados com freio do seu veículo!

Ter os devidos cuidados com freio é uma daquelas tarefas de manutenção que você simplesmente não pode ignorar. As peças do carro têm vida útil e precisam de atenção regular para funcionar corretamente.

Felizmente, seu carro ou caminhão geralmente dá alguns sinais claros de que seus freios estão com problemas. Confira 10 dos sinais mais comuns:

1 - Luz de freio ligada

Quando um dos indicadores de freio vermelho ou amarelo em seu painel acender, pode significar que você possui algum problema.

2 - Rangidos metálicos

Se você começar a ouvir um ruído agudo que para você aplica os freios, é provável que seja o som do desgaste da pastilha de freio. 

Eles estão informando que suas almofadas estão gastas e precisam ser substituídas antes que você danifique o rotor.

3 - Oscilação, vibração ou raspagem ao frear

Tremores no volante ou vibração ao aplicar os freios podem ser o resultado de um rotor irregular.

Quando você pisa no pedal do freio, as pastilhas abraçam os rotores, reduzindo a velocidade deles e do veículo. Você deseja que os rotores sejam suaves e completamente uniformes em espessura.

4 - Vazamento de fluido

O cilindro mestre é a unidade que cria a força para seus freios. Ele tem um reservatório que contém fluido de freio.

Quando você aciona os freios, esse fluido é empurrado através de uma tubulação fina, criando pressão hidráulica. Se houver vazamento de fluido deste sistema, pode não haver energia suficiente para forçar as pastilhas a se prenderem com força aos rotores.

5 - Pedal de freio macio demais

Se notar uma diferença na resistência do pedal - ele parece “mais macio” ou afunda até o tapete quando você o pressiona - é um sinal de que você precisa de cuidados com freio imediatos. 

Pode haver ar ou umidade no sistema de freios, ou um problema com o cilindro mestre. 

6 - Carro puxando para um lado ao frear

Isso pode ser causado por uma mangueira de freio estragada ou um problema na pinça. 

Uma pinça de freio pode estar aplicando mais ou toda a pressão durante a frenagem, resultando em uma parada desequilibrada.

7 - Cheiro de queimado ao dirigir

Um odor forte após freadas bruscas repetidas em estradas íngremes é um sinal de freios e embreagem superaquecidos. 

Pare imediatamente em um local seguro, verifique o freio de mão para se certificar de que está totalmente liberado e deixe os freios esfriarem.

8 - Aparência desgastada 

Dê uma olhada em suas pastilhas de freio de vez em quando. 

Não é difícil dizer quando eles estão começando a se desgastar - se eles têm menos de um quarto de polegada de espessura, é hora de substituí-los.

9 - Resposta de parada lenta

Quando seus freios não estão parando rápido o suficiente ou não estão tão responsivos quanto deveria, isso pode ser uma indicação de que você precisa de cuidados com freio

Seu mecânico provavelmente encontrará um vazamento de ar na mangueira ou no fluido de freio.

10 - Freios extremamente sensíveis

Se os freios fizerem seu carro parar bruscamente ao toque mais suave, isso pode significar que você precisa de uma troca de fluido de freio ou seus rotores estão desgastados de forma desigual. De qualquer forma, é um sinal de que você precisa ir a um mecânico.

As peças se desgastam com o tempo. Os sintomas de autodiagnóstico ou o atraso nos cuidados com freio podem colocar você e seus passageiros em riscos desnecessários. Portanto, sempre que possível, faça a manutenção adequada do seu veículo