Os combustíveis sintéticos estão sendo desenvolvidos a todo vapor. Veja o porquê de serem tão importantes e de terem se tornado uma corrida contra o tempo

Os combustíveis sintéticos já são uma realidade em alguns países. Talvez não tão prática e nem com um alcance tão grande quanto os combustíveis fósseis, mas já dá as caras com diversos investimentos ao redor do mundo. 

Em tempos de alta de combustíveis fósseis, como a gasolina, e as altas regras de emissões, como a Proconve que entrou em vigor em janeiro de 2022 a procura por combustíveis sustentáveis e alternativos tem tido uma grande ascensão.

O que é a Proconve?

homem colocando gasolina no carro

A Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) é uma lei que tornará obsoleto alguns modelos de carro, como o Doblo, Gran Siena, Fox e Joy. 

O programa espera que as empresas realizem modificações no motor que aumentem sua vida útil e considerará as emissões de gases, além da alteração do limite de evaporação dos tanques de combustível.

Isso faz com que a procura por combustíveis sintéticos já existentes aumenta e as grandes empresas se empenhem na produção de novos combustíveis sintéticos, que têm se tornado uma corrida contra o tempo visto as regras de emissões impostas ao redor do mundo.

O que são combustíveis sintéticos?

Conhecidos como e-fuels, este é um dos vários caminhos percorridos pelas indústrias na procura de alternativas aos combustíveis fósseis. Ele pode ser adquirido através da água, carvão mineral e do dióxido de carbono (CO2) disponível na atmosfera. 

O grande diferencial ante aos combustíveis vigentes, como o petróleo ou o biocombustível é que estes podem ser totalmente neutros em relação a emissões caso sejam produzidos com recursos e energias renováveis.

Outro ponto positivo a se considerar é que os combustíveis sintéticos poderão ser utilizados nos veículos já existentes, segundo os estudos que estão sendo realizados. Contrários aos carros elétricos, que são modelos totalmente novos.

Curiosidades na produção

Muito se especula sobre se as tecnologias atuais já são o suficiente para a produção deste combustível. E a resposta é sim! Apesar de ser um projeto um tanto quanto inviável devido ao seu custo, a tecnologia já permite sua fabricação.

Com isso, separamos 3 curiosidades que tornam a produção de combustíveis sintéticos uma realidade!

  • A fabricação do e-fuel se dá por conta de um processo físico-químico, a hidrólise, e sua matéria-prima base é o hidrogênio retirado da água combinado com o dióxido de carbono, o que também torna a produção mais cara.
  • A frente de produção do e-fuel tem sido na Alemanha. A produção do combustível movimentou 2 grandes empresas, a Porsche e a Bosch. A primeira, inclusive, já iniciou testes em ambientes de competição. 
  • Para manter todo o processo sustentável, as empresas que o desenvolvem instalaram fábricas em pontos estratégicos, onde foram levadas em conta todas as formas de tornar uma produção renovável.
  • A fábrica da Porsche em parceria com a Siemens Energy anunciou sua construção no Chile, na província de Magallanes e a escolha se dá pelos ótimos ventos da região, para produzirem um combustível sintético de impacto neutro.