Conheça alguns dos principais combustíveis sustentáveis que poderão ser utilizados nos veículos do futuro!

O motor de combustão interna, movido a gasolina ou diesel, dominou o cenário automotivo por mais de 100 anos.

No entanto, ele não tem um futuro infinito em sua aparência atual porque permanece amplamente dependente de combustíveis fósseis não renováveis.

Esse é basicamente um modelo insustentável com preços de combustível flutuantes.

E como se não bastasse isso, o governo também está sob constante pressão para encontrar maneiras mais “limpas” de abastecer os carros num futuro próximo.

Por causa disso, muitos combustíveis sustentáveis estão sendo propostos para substituir as soluções atuais.

Aqui estão sete opções que poderão alimentar o seu carro nas próximas décadas. Confira!

1 - Etanol

Um combustível alternativo à base de álcool feito pela fermentação e destilação de safras como milho, cevada ou trigo. 

Essa solução já é bastante conhecida pelos brasileiros, mas a expectativa é que agora ela se torne uma opção de nível mundial.

Pode ser misturado a gasolina para aumentar os níveis de octanas e melhorar a qualidade das emissões. 

2 - Gás Natural

O gás natural é um dos combustíveis sustentáveis de queima limpa que já está amplamente disponível para as pessoas em muitos países por meio de concessionárias que fornecem gás natural para residências e empresas. 

Existem várias opções de veículos especialmente projetados para esse tipo de combustível.

3 - Eletricidade

A eletricidade pode ser usada como combustível alternativo de transporte para carros movidos a bateria.

Esses veículos elétricos armazenam energia em baterias que são recarregadas ao conectar o veículo a uma fonte elétrica padrão.

4 - Hidrogênio

homem segurando carro feito de plantas simbolizando a consciência ao meio ambiente

O hidrogênio pode ser misturado ao gás natural para criar um combustível alternativo para veículos que usam certos tipos de motores de combustão interna. 

O hidrogênio também é usado em veículos de célula de combustível que funcionam com eletricidade produzida pela reação petroquímica que ocorre quando o hidrogênio e o oxigênio são combinados na “pilha” de combustível. 

5 - Propano

O propano - também chamado de gás liquefeito de petróleo ou GLP - é um subproduto do processamento de gás natural e do refino de petróleo bruto. 

Já amplamente utilizado como combustível para cozinhar e aquecer, o propano também é um combustível alternativo popular para veículos. 

6 - Biodiesel

O biodiesel é um dos combustíveis sustentáveis baseado em óleos vegetais ou gorduras animais, mesmo aqueles reciclados depois que os restaurantes os usam para cozinhar. 

Os motores dos veículos podem ser convertidos para queimar biodiesel em sua forma pura, e o biodiesel também pode ser misturado ao diesel comum e usado em motores não modificados. 

7 - Energia Cinética

Muitos carros elétricos (e um número crescente de carros com motor de combustão interna) têm sistemas de regeneração de energia de frenagem, que convertem a energia normalmente desperdiçada durante a frenagem em energia elétrica.

Espera-se que a utilização de tais sistemas aumente no futuro, para melhor aproveitar a energia móvel possuída por um carro e, assim, usar menos combustível em geral.