Veja quais são as preocupações do Brasil para atender a crescente demanda por carros elétricos!

Em um mundo globalizado, tecnológico e digital, o uso de combustíveis fósseis é tão primitivo quanto sua composição. 

Na busca por um futuro sustentável, as fontes renováveis ​​de energia vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Uma dessas opções é o uso de carros elétricos.

Com uma matriz energética relativamente limpa em comparação com outros países, o Brasil tem as condições ideais para se tornar um dos maiores produtores mundiais de hidroeletricidade. Apenas 14% da matriz energética mundial vem de fontes sustentáveis, enquanto no Brasil esse índice é de 43,5%.

Mas o que será necessário para aproveitar esse potencial elétrico e tornar essa previsão em realidade? 

Infraestrutura é prioridade número 1!

À medida que os carros elétricos impulsionam as vendas, a necessidade de uma infraestrutura adequada fica cada vez maior. 

Os principais fabricantes de automóveis, como Toyota, BMW, JAC, GM e Renault, estão todos oferecendo pelo menos um modelo de veículo elétrico para fazer sua parte na promoção e expansão do mercado. 

De todos os veículos que circulam no sexto país mais populoso do mundo, cerca de 0,03% deles são elétricos ou híbridos. Mesmo que não seja um valor expressivo, esse número já é três vezes maior do que no ano passado. 

Nos primeiros seis meses de 2020, cerca de 7.500 novos carros elétricos chegam às estradas brasileiras, e esse número deve crescer uma vez que o governo está estendendo os benefícios fiscais aos “carros verdes”. 

A expectativa é que, até 2030, 5% dos veículos brasileiros sejam elétricos.

O problema é que, embora a oferta desse tipo de veículo esteja crescendo, as estações de carregamento ainda não estão completamente preparadas para atender toda essa demanda, levando todo o setor a uma encruzilhada perigosa.

Novas empresas em busca de soluções

Em busca de resposta para os desafios atuais, cada vez mais estão formulando novas ideias relacionadas a soluções de energia sustentável, como painéis solares. 

Criada em 2018 para tentar superar esses obstáculos, a startup de mobilidade e energia Tupinambá já começou a desenvolver projetos de infraestrutura voltados para o mercado de carros elétricos

É o momento perfeito para inovar e aproveitar o crescimento desse tipo de veículo.

Os principais desafios dos carros elétricos no Brasil

Para dar o próximo passo em direção a para a eletrificação, o Brasil precisa superar 4 desafios: comunicar as vantagens tecnológicas que um carro elétrico oferece; reduzir o custo do produto, ter políticas públicas de incentivo a veículos com emissão zero; e expandir a rede de recarga ultrarrápida.

Uma rota viável para a difusão dos carros elétricos seria se o governo brasileiro optasse por expandir esse tipo de veículo para frotas do governo e de empresas privadas nas quais eles podem se tornar economicamente benéficos e operacionalmente atraentes.

Não aproveitar o potencial dos carros elétricos em um país como o Brasil significa perder a oportunidade de utilizar os recursos oferecidos pela natureza de forma eficiente e sustentável.