O último ano não seguiu sendo o ano ideal para a venda de automotivos no Brasil. 

Desde 2020 a pandemia se instalou e paralisou diversos mercados, o que não foi diferente no mercado automotivo, que teve desde a produção até lançamento de carros em 2021 paralisada

Para os amantes de carros, vislumbrando ainda como as grandes empresas tem se comportado quanto ao lançamento de veículos no país, é um pouco desanimador ver que máquinas incríveis ou de designs elegantes não aterrissarão em terras brasileiras.

Um novo perfil de comprador

Outra característica importante que influencia o mercado automobilístico no país, é o novo perfil de compradores. Um dos pontos mais marcantes é que o brasileiro já compra seu carro pensando na facilidade da revenda.

Devido a isso, temos sim uma alta rotatividade de veículos, mas que seguem padrões até nas cores, com os básicos preto, prata, vermelho e branco sendo líderes de categoria. Isso faz com que as empresas não tragam em catálogo tão diversificado de carros em 2021.

Fim de produções de carros em 2021 no Brasil

produção de carros 2021 no Brasil

Olhando de perto as empresas, 2021 foi um ano de perda para o mercado automobilístico no mundo. Com o anúncio do encerramento das fábricas da Ford no Brasil, e a decisão de trabalhar somente com veículos importados.

Então seria o fim de um mercado diversificado e de design inovador? Não, porém as empresas têm de se adequar as necessidades e gostos do público, e no Brasil esse mercado gigantesco não é tão diversificado mesmo com a frota grande de veículo que temos.

Mas como sonhar não custa e admirar tão pouco, trouxemos 5 veículos que não foram lançados no Brasil e nos deixam com gostinho de quero mais. 

Top 5 queríamos no Brasil mas não tem

  • Toyota Innova

A Toyota possui um catálogo de mais de 70 modelos, mas somente 8 são comercializados no país. Um destes é o Innova, que desde meados de 2015 é cogitado como probabilidade, mas mais um ano se passou e este é mais um modelo que não veio nos carros em 2021.

A minivan leva esse nome derivado da palavra innovation (inovação em inglês) e um dos principais motivos para não ser comercializado aqui é o alto valor de importação.

  •  Hyundai Veloster N

Em 2011 a Hyunday trouxe o modelo Veloster ao Brasil e o carro não foi exatamente um sucesso como é fora do país. Visto isso, e a alta procura por modelos SUV, a empresa decidiu não trazer os últimos modelos esportivos ao país e mesmo no exterior limitou-se a versão mais potente. 

  • Ford F-150 Raptor

Apesar de já estar registrada no país como um dos lançamentos de carros em 2021, um dos grandes motivos, além de todas as negociações complicadas que a Ford vem enfrentando, é que essa beleza tem enfrentado problemas técnicos na legislação.

  • Renault Koleos

Este segue sendo uma eterna promessa, otimistas dizem que sim, pessimistas dizem que não, mas o negócio é que desde 2017 o Koleos foi prometido e não chegou a um lançamento oficial. Ao que tudo indica o valor do dólar é mais uma vez o vilão

  • Nova Captiva

Em 2017 a Chevrolet encerrou a produção da Captiva no México. Mas em 2021 anunciou o novo modelo com 7 lugares. Porém será de produção na China, logo os custos de importação mais uma vez são um dos fatores para mais este modelo incrível não chegar ao Brasil.