De acordo com a Comissão Nacional de Transporte (Contran), carro clonado é um veículo original que tem Placa de Identificação Veicular aplicada em outro automóvel.

De acordo com o Departamento de Transportes (Detran), o primeiro sinal de clonagem de um carro é uma infração em um local que nunca foi utilizado

Conhecidos como veículos dublês, eles quase sempre têm a mesma marca, cor e modelo, são alterados para ter a mesma placa e geralmente são oriundos de roubo ou furto.

E mais do que pensamos, constantemente e diariamente pessoas têm se dado conta que teve o carro clonado, por isso, para ficar atento(a) a essa situação, confira o que você pode fazer se algum dia passar por esse infortúnio.

Tive o carro clonado, e agora?

Se você teve o carro clonado, preste atenção: o primeiro passo é localizar a delegacia de polícia mais próxima e se cadastrar no B.O. Depois, é necessário separar os documentos pessoais (RG e CPF) e do automóvel, CRLV e CRV.

Além disso, certifique-se de levar todas as multas que recebeu, fotos do modelo original e quaisquer outros materiais que possam ajudar a comprovar a presença de um clone.

Em seguida, o motorista deve registrar uma reclamação formal no departamento de transportes da cidade e entrar com um procedimento administrativo para analisar o veículo suspeito clonado.

No local, as evidências serão analisadas e, geralmente, especialistas são convidados para comprovar a originalidade do carro.

Caso se comprove que existe de fato um clone, a autoridade competente autorizará a substituição da placa e a modificação do arquivo.

O processo só poderá ser concluído se todas as dívidas relacionadas ao carro clonado tiverem sido pagas, incluindo IPVA, seguro obrigatório e taxas de licenciamento.

É importante lembrar que o serviço de tratamento dos trâmites administrativos para alteração de licença é gratuito.

Comprovada a necessidade de substituição, cabe ao proprietário arcar apenas com os custos de fabricação do painel, que variam de estado para estado no Brasil.

Suspeita de ter comprado carro clonado?

Infelizmente pensamos que isso possa ser impossível, mas existem muitos carros clonados sendo vendidos, e isso é crime. 

Por isso, é sempre importante verificar a procedência do veículo e a reputação da loja antes de comprar um automóvel, que durará anos com você e que convenhamos, não é um item barato. 

Se você perceber que comprou um carro clonado, é preciso encontrar com urgência a delegacia de polícia e denunciar o crime. Depois disso, as condições precisam ser registradas no Detran. 

Portanto, desde que comprovada a integridade do consumidor vitimado durante o processo de compra, a agência investigará o problema e possibilitará a formalização do automóvel clonado.

Vale relembrar que, se você passou ou está passando por essa situação, para evitar futuros problemas, pesquise sempre de onde veio o automóvel e o quanto o vendedor é confiável.

Você também pode procurar um advogado e abrir um processo contra o vendedor do veículo. Em muitos casos, podem ser reivindicadas indenizações por danos materiais e morais.