Se você utiliza o carro todos os dias, com certeza já refletiu sobre o que pode fazer para economizar gasolina.

Afinal, atualmente ter um carro se tornou essencial, principalmente para quem mora em grandes cidades e precisa viajar longas distâncias todos os dias.

Pensando nisso, trouxemos 10 dicas de hábitos que irão te ajudar nessa tarefa diária, confira agora:

1 - Calibre os pneus

Pneus descalibrados fazem com que o consumo de gasolina aumente em até 25%, o que pode ter um impacto negativo nas finanças no final do mês. 

Portanto, adquira o hábito de verificar a calibração a cada 15 dias, seguindo as recomendações da montadora.

2 - Atenção aos semáforos

Durante a condução na cidade, é comum ter que frear e acelerar várias vezes. Se possível, evite a velocidade de recuperação rápida, o que aumentará muito o consumo de combustível.

3 - Não exija muito do motor se pretende economizar gasolina

Forçando o carro a acelerar demais, fará com que ele consuma mais combustível. Este é um comportamento recorrente de alguns motoristas que insistem em acelerar excessivamente por medo de deixar o veículo “morrer”.

4 - Verifique o alinhamento

Além de calibrar os pneus, ajustar e balancear o carro também pode ajudar a economizar gasolina em cerca de 10%. O ideal é fazer a manutenção a cada 10.000 quilômetros.

5 - Velocidade constante

economizar gasolina

A aceleração constante é aliada importante para quem pretende economizar. Ela permite que seu veículo use todo o design aerodinâmico para superar a resistência e alcançar a aceleração necessária sem forçar o motor.

6 - Faça manutenção regularmente

A manutenção básica e regular dos veículos também é condição necessária para economizar gasolina. Usar velas de ignição gastas consumirá cerca de 7,5% a mais de combustível. 

Além disso, preste atenção ao filtro, porque rodar com o filtro entupido aumentará os gastos com combustível em aproximadamente 6,2%.

7- Uso do freio

Manter os pés no freio para diminuir a velocidade, seja na cidade ou na estrada, não só é mais perigoso, mas também consome mais combustível.

Se você quer economizar, o ideal é reduzir a velocidade do veículo diminuindo a marcha para que a injeção eletrônica saiba o que está sendo feito, reduzindo assim o combustível entregue ao motor.

8 - Fique atento ao combustível

Numa época em que os preços da gasolina estão próximos a R$7,00 o litro, entendemos que é grande o desejo de encontrar o posto mais barato. 

No entanto, o combustível inferior não só aumentará o consumo do carro, mas também afetará a sua saúde, levando a custos de manutenção mais elevados.

9 - Uso do Ar condicionado

Dirigir em clima quente ou em uma cidade grande não é uma tarefa fácil, ainda mais sem o ar condicionado. Mas pode ser útil considerar seu uso.

Em dias de baixa temperatura, use a função de ventilação ou viaje com as janelas entreabertas. O resultado, sem dúvida, se refletirá na economia de combustível.

10 - Não sobrecarregue o veículo

A carga do carro é outro fator que  dificulta a economia de combustível. Quanto mais pesado o carro, mais gasolina ele queima. Este impacto é mais sensível nas áreas urbanas, onde a sobrecarga tende a ocorrer com mais frequência.

Lembre-se que somente mudando seus hábitos, você poderá economizar gasolina e, ao mesmo tempo, garantir uma direção mais segura. Preste atenção ao seu comportamento e mantenha a constante manutenção do veículo.