Descubra como o rodízio de pneus impacta na vida útil desses itens

O rodízio de pneus é uma recomendação de todos os fabricantes e interfere diretamente tanto no conforto ao dirigir, quanto na vida útil deles e, consequentemente, nas finanças.

Manter um carro nos dias de hoje não é fácil, devido aos elevados valores de venda dos automóveis e dos combustíveis. É por essa razão que, quantos menos gastos se tem com o veículo, melhor.

Pensando nisso, reunimos a seguir mais informações sobre esse procedimento e sua importância. Confira!

O que é o rodízio de pneus?

pneus

Os pneus são partes fundamentais dos carros, exigindo sempre a atenção do motorista, visando a garantia de uma boa durabilidade e da segurança de todos os passageiros do veículo. 

O rodízio de pneus é uma medida muito recomendada quanto ao cuidado com essa parte tão importante do veículo. Ele consiste, basicamente, na troca da posição dos pneus, de acordo com algumas especificações, como:

  • Modelo: pode ser radial ou diagonal;
  • Tipo: pode ser simétrico, assimétrico ou unidirecional;
  • Tração: pode ser dianteira, traseira ou tração nas quatro rodas.

As recomendações sobre a periodicidade variam entre as montadoras, entre 5 mil e 10 mil quilômetros rodados, conforme indicação no manual do automóvel.

Na ausência deste material, para pneus radiais, pode-se realizar o rodízio a cada 8 mil quilômetros e, para pneus diagonais, a cada 5 mil quilômetros.

É importante que todos os cinco pneus estejam incluídos no rodízio, inclusive o estepe, de forma de todos passem por todas as posições de montagem, de maneira a equilibrar os desgastes.

Toda vez que um rodízio de pneus for feito, o ideal é que se alinhe e balanceie as rodas, verifique e ajuste a pressão, bem como cheque as condições das rodas e das válvulas de ar.

Os melhores esquemas de rodízio podem ser consultados nos sites das próprias fabricantes e indicam exatamente como realizá-los, de acordo com as especificidades.

Qual é a importância do rodízio de pneus?

A principal importância do rodízio de pneus é no que diz respeito a segurança do motorista e de todos os passageiros. Isso acontece porque, tem-se o desgaste balanceado entre os pneus.

Dessa forma, a vida útil é prolongada, o desempenho do veículo é equilibrado, principalmente no que se refere a dirigibilidade e frenagem. Assim, como consequência, os acidentes são evitados.

Outro ponto, como já mencionado, sem dúvidas, é a economia. Muitas pessoas optam por economizar dinheiro em uma única compra e adquirem apenas dois pneus para substituir os que mais estão desgastados.

Essa prática não é recomendada, porque pode ocorrer um desequilíbrio, além de ser uma falsa economia, já que com a falta desse equilíbrio, surge a necessidade de compra dos outros pneus.

Ainda, com o rodízio de pneus, a vida útil se prolonga, o que impacta diretamente na quantidade menor de trocas e em um tempo muito maior.

 

Além dessa dica essencial, recomenda-se que seja feita uma manutenção constante nos pneus para preservar a sua durabilidade. Procure mais informações junto ao fabricante!