Confira as dicas de aplicativos de agro para facilitar a sua rotina

A tecnologia é uma importante aliada dos negócios, não sendo diferente com a agricultura. Diariamente são postas novas soluções à disposição, destacando entre elas os aplicativos de agro.

Diversas foram as evoluções históricas da agricultura, desde a utilização de instrumentos rudimentares, passando pela mecanização com a utilização de máquinas e chegando atualmente na agricultura digital, associada à agricultura de precisão.

Com os aparatos que a evolução tecnológica traz, a rotina do produtor rural é facilitada, assim como traz ao agronegócio mais eficiência, agilidade e competitividade.

Os aplicativos de agro podem ser acessados a partir de qualquer dispositivo móvel, a qualquer hora e a qualquer lugar. Confira a seleção abaixo!

Quais são os melhores aplicativos de agro?

São variados os tipos de aplicativos de agro disponíveis. Entre eles, destacam-se os aplicativos de previsão do tempo, de informações agrícolas, logísticos, de ferramentas agrícolas, para conectar profissionais e de gestão e monitoramento.

Listamos entre as diversas opções aqueles que todo agricultor precisa conhecer.

AccuWeather

Entre os aplicativos de agro referentes a previsão do tempo, este é o mais indicado, devido a sua precisão.

Para o plantio, os produtores rurais precisam estar sempre atentos às alterações e condições climáticas mais favoráveis.

Dentre as suas funcionalidades, o aplicativo dispõe da previsão do tempo baseada em dados de meteorologia local. Também há a possibilidade de consultar a previsão do tempo de outras regiões.

Além disso, são disponibilizados relatórios em tempo real, alertas de chuvas e avisos meteorológicos graves e outras funcionalidades como a indicação de nebulosidade, velocidade do vento, sensação térmica, intensidade da radiação ultravioleta (UV), porcentagem da umidade do ar, visibilidade, ponto de orvalho e pressão.

C7 GPS Dados

É um GPS gratuito desenvolvido pelos professores e pesquisadores da Universidade de Santa Maria (UFSM-RS) para medir a área rural.

Através dele é possível obter coordenadas, trilhas ou waypoints no campo, com precisão de uma a cinco metros, semelhantes a de aparelhos de igual categorial.

É muito indicado para georreferenciamentos sem precisão cartorial e coleta de solo com subamostras. 

A visualização das coordenadas está disponível em graus decimais, hexagesimais e pela projeção UTM.

Ainda, é possível calcular áreas, perímetros e distâncias totais percorridas.

Adama

Este aplicativo de agro tem como objetivo auxiliar no combate as pragas, plantas daninhas e doenças nas lavouras brasileiras de algodão, trigo, soja e milho.

Funciona através de um vasto banco de imagens e informações sobre as principais ameaças, bem como indicação da solução adequada para cada especificidade.

Nas hipóteses de não encontrar a praga no app, é possível o envio de fotos para que a equipe busque a identificação.

Calculadora para agricultores

Esta calculadora projetada especialmente para os produtores rurais visa calcular de maneira simples não somente as sementes, mas também a quantidade de fertilizantes e pesticidas que são necessários a cada plantação específica.

Os resultados obtidos podem ser exportados para o e-mail do agricultor e o download é gratuito.

Grão Direto

Trata-se de um interessante aplicativo de agro que conecta agricultores e compradores de grãos, sendo vantajoso tanto para quem vende quanto para quem compra.

É possível visualizar as informações sobre os preços da região em que se encontra, assim como as cotações de frete, dólar e bolsas mundiais em ao vivo.

Outra vantagem é que o aplicativo disponibiliza uma equipe de suporte para o auxílio nas transações.

Existem a versão gratuita e a versão paga, que conta com exclusividades para os assinantes.

 

Você já faz uso de algum destes aplicativos? Baixe todos e aumente sua produtividade!