A restauração de motos tem ganhado espaço, veja o que é preciso saber para entrar neste mercado

O mercado de motos tem estado cada vez mais presente e seu crescimento tem velocidades estratosféricas. Com mais de 100 anos de história, o veículo já tem seu próprio mercado de restauração de motos vintage, que atrai cada vez mais adeptos.

As motos já fazem parte do nosso universo e se tornaram uma paixão mundial. Muitos são os apaixonados pelos veículos, que ao longo de sua história se transformaram e apresentaram os mais diversos tipos de modelos, como a famosa moto Vespa.

Há muitos anos o mercado de modelos de motos vintage vem ganhando um espaço considerável e encantando muitos dos que desejam adentrar neste universo.

Para aqueles que não sabem sequer por onde começar ou como ingressar no mercado de restauração de motos, separamos as principais dificuldades daqueles que já atuam, dando um norte para todos os apaixonados.

Como funciona o processo de restauração de motos?

O processo de restauração de motos, é considerado uma terapia. Envolve muita pesquisa e muito trabalho manual, obviamente. Para quem deseja entrar nesse mercado são necessárias algumas habilidades especiais, como conhecimento técnico e muita paciência.

Dito isso, separamos o porquê dessas habilidades e alguns outros percalços do caminho, para quem deseja se aventurar em mais essa paixão.

Customização vs. Restauração

foto de duas motos vintage

Um bom ponto de partida é começar por aqui. Estes dois mercados estão completamente atrelados, quem costuma trabalhar com um, atua no outro quase que por indução do destino, mas é importante ter consciência da diferença entre os dois.

O mercado de restauração de motos procura em geral manter toda a estrutura de motor, e não só a visual, do modelo original. Já a customização mantém as características visuais, porém turbina a capacidade da moto, com motores mais potentes ou mais pneus modernos.

Procura por peças

Um dos motivos que frustram aqueles que estão no processo de restauração é a procura por peças. Por isso é tão importante trabalhar a paciência.

Muitas das motos, a depender do ano em que foram fabricadas, não possuem mais peças disponíveis, o que pode desanimar alguns puristas, que buscam a restauração 100% original. E mesmo quando se encontra, é um processo longo de muita pesquisa e espera.

Acaba-se que muitos optam por trabalhar com peças encomendadas, o que pode sair muito acima do custo estimado ou adaptadas para que o processo possa andar.

Conheça a moto

Isso vale para quem está comprando a moto principalmente. O processo de restauração pode se tornar uma dor de cabeça se não souber a história básica da moto, como o ano de fabricação, país de origem e marca. 

Essas informações irão auxiliar no processo de encontrar o manual de peças para moto e o esquema de montagem, e a partir disso, poder começar o processo de procura por peças.

Monte sua rede de parceiros

O mercado de restauração de motos ainda é relativamente pequeno, e todos os contatos são de grande valia, principalmente para quem está começando. Portanto, não esqueça de fazer bons contatos que resultarão em grande ajuda nas pesquisas.