Confira um pouco do que esperar da produção agrícola brasileira para os próximos anos e saiba como a tecnologia será vital nesse processo.

 

Garantir uma produção agrícola capaz de alimentar a população mundial nas próximas décadas será um dos principais desafios da nossa geração atual. 

 

Precisamos atingir esse objetivo levando em conta uma taxa de natalidade crescente, maior urbanização e recursos cada vez mais escassos.

 

Justamente por isso, trouxemos algumas expectativas da produção agrícola nacional nos próximos anos e informações de como o Brasil terá um papel crítico no abastecimento mundial do futuro. Confira! 

AGRICULTURA BRASILEIRA NO MUNDO

O Brasil é globalmente importante tanto para a segurança alimentar quanto para a sustentabilidade ambiental

 

Nossa nação é uma das três maiores produtoras e exportadoras de açúcar, café, suco de laranja, soja, carne bovina, etanol e frango do mundo. Além disso, ela possui uma das maiores reservas de biodiversidade do globo, e um grande número de agricultores com forte capacidade empreendedora. 

 

Também fornece serviços ambientais vitais para o mundo e tem uma grande disponibilidade de terra e água, contendo 13,5% da terra arável e 12% dos recursos hídricos renováveis do planeta.

EXPECTATIVAS PARA O FUTURO

De acordo com um estudo feito pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, a FAO, a perspectiva da produção agrícola até 2027 é bastante interessante.

 

Num contexto mais amplo, o relatório revela a expectativa de um aumento de 17% na produção agrícola e pesqueira na América Latina e Caribe.

 

E dentro desse cenário, o Brasil vai desempenhar um papel-chave, principalmente com as safras de milho e soja. O consumo interno aumentará, o que vai demandar um aumento na produção de grãos.

 

Além disso, existe a previsão no aumento da produção de bovinos, frangos e suínos (cerca de 27%) e também na produção de cana-de-açúcar (graças às novas políticas dos biocombustíveis e produção de etanol)

TECNOLOGIAS QUE VÃO MELHORAR OS RESULTADOS AGRÍCOLAS

Para garantir que a previsão da FAO se torne realidade, os agricultores precisam investir em tecnologias para aumentar a produção agrícola nas fazendas.

 

Algumas das soluções escolhidas incluem:

SENSORES 

Os sensores ajudam a aplicar fertilizantes de uma maneira muito eficaz, maximizando a absorção. 

 

Em vez de fazer um plano de aplicação geral para um campo, os sensores de cultura informam aos agricultores quanto e onde aplicar em tempo real.

BIOTECNOLOGIA 

O uso da biotecnologia para criação de sementes mais resistentes será um grande aliado das safras do futuro.

 

Além da garantia de uma semente de qualidade com alto vigor, também previne a entrada de pragas, doenças e ervas daninhas. 

INTERNET DAS COISAS

Basicamente, ela conecta todos os dispositivos que usamos no campo para monitorar e medir o trabalho feito, tornando as informações totalmente acessíveis.

 

Essas são algumas das tecnologias que vieram para impulsionar a produção agrícola brasileira nos próximos anos.