Conheça os termos agtech e foodtech e veja como esses dois conceitos serão a base da transformação da indústria agrícola!

 

O segmento de agtech e foodtech ainda é pequeno, mas segue crescente no universo das startups e tem como objetivo melhorar e transformar a indústria global de alimentos e agricultura.  

 

Esses dois termos surgiram em 2017 para definir a inovação que ocorre em toda a cadeia de abastecimento de alimentos.

 

Globalmente, a alimentação e a agricultura são indústrias de trilhões de dólares e responsáveis pelo abastecimento da população do planeta.

 

É justamente por conta desta responsabilidade que precisamos falar da importância de ambos os conceitos dentro desse contexto. Confira!

O QUE É AGTECH E FOODTECH?

A tecnologia agrícola (agtech) e a tecnologia da ciência alimentar (foodtech) contribuem para o processo de desenvolvimento de alimentos, da fazenda ao prato. A indústria agro-tecnológica e alimentícia se esforça para aprimorar sementes e safras, melhorar a dieta e fornecer alimentos funcionais para a saúde preventiva.

AGTECH

Agtech é o conjunto de técnicas científicas utilizadas para aprimorar plantas, animais e microrganismos, oferecendo benefícios aos agricultores, ao meio ambiente e aos consumidores. Algumas das técnicas aplicadas por Startups agrícolas incluem:

 

  • Melhoramento de plantas, que deliberadamente cruza organismos relacionados para encorajar características agrícolas desejáveis;
  • Criação assistida por marcadores, permitindo aos criadores mapear genes e selecionar populações para características desejáveis;
  • Modificação genética, onde genes são adicionados ou removidos para produzir características agrícolas desejáveis;

 

Essas técnicas são usadas em biotecnologia vegetal, biotecnologia animal e biofertilizantes para proteger as plantações de pragas e doenças, reduzir a necessidade de pesticidas, diminuir o custo de produção de alimentos e fornecer fontes alternativas de combustível.

FOODTECH

São os avanços tecnológicos alimentícios, onde consumidores preocupados com a saúde e saúde preventiva para populações em envelhecimento impulsionam o desenvolvimento da tecnologia alimentar. Alguns exemplos são:

 

  • Alimentos funcionais, que fornecem funções adicionais além da nutrição básica, como melhorias nos benefícios que ocorrem naturalmente em alimentos convencionais ou ingredientes adicionados durante o processo para promover a saúde ideal;

  • Nutracêuticos, um tipo de alimento funcional que é derivado de fontes alimentares e tomado como suplementos para fornecer benefícios extras à saúde;

  • Alimentos médicos, vitais para pessoas que requerem dietas especiais, como alimentos sem glúten e sem lactose;

POR QUE O SETOR É IMPORTANTE?

Como acontece com todas as indústrias, a tecnologia desempenha um papel fundamental no funcionamento do setor agroalimentar, mas o ritmo da inovação não acompanhou o de outras indústrias. 

 

Por enquanto, a agricultura é a menos digitalizada de todas as principais indústrias, mas isso está gradualmente sendo alterado graças aos avanços de agtech e foodtech.

 

Esse avanço é necessário para que o setor agrícola possa enfrentar diversos dos desafios futuros, que incluem:

 

  • Uma crescente população global que deverá chegar a 9 bilhões em 2050;

  • Mudanças climáticas e aquecimento global;

  • Mudanças nas demandas dos consumidores, incluindo aumento da demanda por proteína de carne em mercados emergentes e menos alimentos processados ​​no mundo ocidental;

  • Recursos naturais limitados, especialmente terra e água.

 

A cadeia agroalimentar é uma indústria complexa, o que torna as mudanças desafiadoras, pois inclui uma ampla gama de processos, operações e funções, à medida que os alimentos vão da fazenda para a mesa. 

 

No entanto, isso cria muitas oportunidades para empresários e tecnólogos desestabilizarem o setor e criarem eficiências com a tecnologia agroalimentar em vários pontos da cadeia.