Conheça as principais peças que fazem parte do motor do carro e entenda um pouco sobre como ele funciona

 

Assim como os humanos, para se mover, o seu veículo também precisa de energia. E é o motor do carro o grande responsável por tornar esse processo possível.

 

Isso acontece por meio da combustão interna, que cria explosões minúsculas e contidas para produzir movimento. Enquanto muitos de nós pensamos no motor como um componente principal, na verdade, ele é feito de vários componentes individuais trabalhando simultaneamente. 

 

Para ajudá-lo a entender mais sobre esse “órgão” tão importante para a saúde do seu carro, compilamos uma lista das peças mais essenciais e suas funções, que dão energia ao seu veículo. Confira:

AS PRINCIPAIS PARTES DO MOTOR DO CARRO

BLOCO DO MOTOR

Este é o próprio núcleo do motor. Frequentemente feito de alumínio ou ferro, ele tem vários orifícios para conter os cilindros e também fornece caminhos de fluxo de água e óleo para resfriar e lubrificar o motor

 

Os caminhos do óleo são mais estreitos do que os caminhos do fluxo de água. O bloco do motor também abriga os pistões, virabrequim, eixo de comando e entre quatro e doze cilindros.

PISTÕES

São aparelhos cilíndricos com superfície plana na parte superior. O papel do pistão é transferir a energia criada a partir da combustão para o virabrequim para impulsionar o veículo. 

 

Os pistões sobem e descem dentro do cilindro duas vezes durante cada rotação do virabrequim. Os pistões dos motores que giram a 1250 RPM sobem e descem 2500 vezes por minuto. 

VIRABREQUIM

O virabrequim está localizado na seção inferior do bloco do motor do carro, dentro dos munhões do virabrequim (uma área do eixo que repousa sobre os mancais). 

 

Este mecanismo perfeitamente usinado e balanceado é conectado aos pistões através da biela. 

CABEÇOTE DO CILINDRO

O cabeçote do cilindro contém muitos itens, incluindo as molas, válvulas, elevadores, balancins e eixos de comando.

 

Esses recursos são usados para controlar passagens que permitem o fluxo de ar de admissão para os cilindros bem como passagens de exaustão que removem os gases.

CORREIA DENTADA

O eixo de comando e virabrequins são alinhados para garantir a sincronização precisa para que o motor funcione corretamente. 

 

A correia é feita de borracha resistente com engrenagens para prender as polias do eixo de comando e do virabrequim. A corrente, semelhante à corrente da bicicleta, envolve roldanas com dentes.

COMO FUNCIONA O MOTOR DO CARRO? 

A base do funcionamento do motor do carro é a combustão, também conhecida como queima, que é o processo químico básico de liberação de energia de uma mistura de combustível e ar. 

 

Em um motor de combustão interna, a ignição e a combustão do combustível ocorrem dentro do próprio motor. Ele então converte parcialmente a energia da combustão em trabalho mecânico. 

 

Os gases de combustão em expansão empurram o pistão, que por sua vez gira o virabrequim. Em última análise, por meio de um sistema de engrenagens, esse movimento move as rodas do veículo.

 

É por isso que você deve cuidar muito bem da mecânica do seu carro, uma vez que qualquer problema com o motor, além de caro, pode prejudicar o funcionamento do seu veículo.