Entenda a importância do controle de plantas daninhas e veja quais os impactos nas fazendas

 

Fazer o controle de plantas daninhas em uma fazenda pode acabar se tornando um ciclo sem fim, que acaba tomando o tempo de fazendeiros ocupados.

 

Talvez por isso alguns agricultores possam se sentir tentados a simplesmente ignorar esse processo. O problema é que no longo prazo isso pode se tornar uma decisão muito custosa.

 

No artigo de hoje vamos mostrar qual é a importância de controlar essa vegetação indesejada e quais os impactos nas fazendas. Confira!

O QUE É UMA PLANTA DANINHA?

Antes de abordarmos a importância do controle de plantas daninhas, primeiro precisamos definir o que torna uma planta específica uma erva daninha. 

 

Uma definição genérica define erva daninha como “uma planta fora do lugar que causa perda econômica ou estética”.

 

A perda econômica pode ser na forma de produção reduzida ou o custo de manejo para remoção, e a perda estética é como a presença da erva daninha afeta o apelo visual geral de sua fazenda. 

POR QUE O CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS É IMPORTANTE?

As ervas daninhas podem causar vários problemas e podem restringir o crescimento das plantas. Portanto, é importante fazer o controle adequado. Caso contrário essa vegetação pode competir com outras plantas por nutrientes, espaço, água e solo, restringindo assim o seu crescimento. 

 

Além disso, alguns tipos de ervas daninhas também podem bloquear os tubos de drenagem. Outras também podem sufocar certas partes das plantas, especialmente as jovens. 

 

Ervas daninhas não controladas também dificultam o movimento de vários tipos de maquinários usados ​​no cultivo. Na presença de plantas daninhas, mais trabalho manual pode ser necessário para trabalhar em um determinado pedaço de terra. 

 

Eles também podem se tornar a mídia hospedeira para vários tipos de doenças e pragas. 

O USO DE HERBICIDAS PARA COMBATER ERVAS DANINHAS

Vários tipos de herbicidas podem ajudar a proteger a lavoura enquanto ainda estão em seu estágio inicial. Esse recurso pode ajudar a controlar seu crescimento e interromper o processo de reprodução. 

 

Isso mantém sob controle sua propagação e penetração. O extermínio de plantas daninhas por meio de herbicidas ainda oferece as seguintes vantagens para os agricultores:

ECONOMIA DE CUSTO

O crescimento não controlado de ervas daninhas pode causar despesas consideráveis ​​para removê-las. Também permite que as outras plantas cresçam sem restrições.

ALCANCE MAIOR

Alguns herbicidas possuem a capacidade de penetrar profundamente no solo para alcançar todas as ervas daninhas. Esta qualidade prova ser útil em culturas estreitas e semeadas a lanço, nas quais as técnicas de controle mecânico frequentemente se tornam ineficazes. 

EFEITOS A LONGO PRAZO

O efeito dos herbicidas dura muito e, como resultado, o crescimento de ervas daninhas é restrito por um período considerável. Plantas que são removidas por métodos mecânicos geralmente voltam a crescer em breve.

 

O crescimento descontrolado desse tipo de vegetação pode restringir o crescimento de outras plantas e safras. Portanto, é importante aplicar métodos adequados de controle de plantas daninhas para restringir seu crescimento e disseminação.