Conheça alguns cuidados para lidar com crianças no carro e proteger os pequenos enquanto você dirige!

 

Dirigir com crianças pode ser uma aventura. Mas também pode ser extremamente perigoso, especialmente se o motorista se distrair com as ações dos pequenos. 

 

A realidade é que os motoristas passam mais da metade do tempo ao volante focados em outras coisas além de dirigir - e esse número pode ser ainda maior quando há crianças no carro.

 

Como pai ou responsável, a última coisa que você deseja fazer é ignorar seus filhos. 

 

Mas embora seja importante cuidar das necessidades das crianças, é mais importante ter certeza de que estão seguras, mantendo sua atenção na estrada e evitando comportamentos de condução distraídos.

 

A melhor maneira de manter o foco ao dirigir com crianças é planejar e criar um cenário que minimize as oportunidades de distrações.

 

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a começar:

CRIANÇA TEM LUGAR CERTO

As crianças com idade igual ou inferior a 10 anos devem viajar sempre no banco traseiro, numa cadeira adequada para uma das seguintes categorias:

 

  • Bebê-conforto: É o dispositivo de retenção usado por crianças de até 1 ano, e com peso até 10 kg (alguns modelos permitem até 15 kg);
  • Cadeirinha: Crianças com idade entre 1 e 4 anos passam a usar o assento que fica virado para a frente do veículo;
  • Assento de elevação: Acima dos 4 anos, a criança passa a usar um assento que a deixa mais alta para ficar na altura do cinto de segurança do veículo.

 

Saiba que o transporte inadequado é uma infração gravíssima, gera multa e 7 pontos na carteira de habilitação do condutor.

CAPRICHE NA INSTALAÇÃO

De nada adianta ter a cadeirinha para crianças se ela não for instalada corretamente. 

 

Para certificar-se de que seu assento está instalado corretamente, siga cuidadosamente as instruções que o acompanham ou procure online se você o tiver perdido. 

 

Aprenda a idade certa para mover seu filho para a próxima cadeirinha, mas não tenha pressa. Tenha isso em mente, não importa o quanto seus filhos se queixem de que seus amigos já passaram a usar apenas o cinto de segurança do veículo. 

NÃO ENVIE MENSAGENS DE TEXTO E DIRIJA

Todos nós conhecemos o fascínio dos bips e zumbidos das notificações do telefone celular, mas resistimos à tentação de ler e responder às mensagens. 

 

Coloque seu telefone no modo avião, abaixe o volume, desligue-o ou guarde-o. Isso também faz parte da direção defensiva.

 

Além disso, dirigir distraído não só coloca todos em uma situação perigosa, mas também ensina maus hábitos aos jovens. Você pode esperar que seus filhos se comportem exatamente como você quando chegar a hora.

NUNCA DEIXE CRIANÇAS SOZINHAS DENTRO OU PERTO DE CARROS 

Crianças morrem todos os anos por causa da insolação em veículos. Muitos foram inadvertidamente deixados no carro. 

 

Fique atento para ter certeza de saber onde seu filho está o tempo todo e deixe lembretes para você de que uma criança está atrás, como um brinquedo no banco da frente ou uma bolsa atrás. E claro, sempre olhe o veículo antes de sair.

 

Sendo cauteloso, atencioso e preocupado com a segurança das crianças no carro, você pode ajudar a garantir que elas fiquem seguras dentro e ao redor dos veículos.