Confira algumas das nossas principais dicas para evitar danos ao automóvel 

 

Imagine o seguinte cenário: você deixa seu carro sem uso por um longo período, seja por férias prolongadas ou pela nova situação gerada pela pandemia, e mais tarde, quando precisa usar o seu veículo, descobre que é necessário fazer a manutenção do carro apenas para que ele funcione normalmente!

 

Isso já aconteceu com você?

 

A boa notícia é que é possível evitar que esse exemplo se torne realidade caso você siga as etapas corretas para evitar danos ao automóvel.

 

Aqui estão algumas dicas sobre como guardar seu carro adequadamente para que você não tenha que gastar com manutenção quando quiser usá-lo novamente.

NÃO ENGATE O FREIO DE MÃO QUANDO SAIR

Engatar o freio de mão por um período prolongado pode fazer com que as pastilhas de freio fiquem presas aos discos ou tambores. Nem é preciso dizer que, se isso acontecer, você terá alguns problemas na próxima vez que dirigir. 

 

A coisa mais inteligente a fazer seria usar calços nas rodas, digamos um pedaço de madeira ou mesmo um tijolo, para evitar que role e deixe o carro na primeira marcha.

ESTACIONE DENTRO DE CASA OU USE UMA COBERTURA DE CARRO

Se possível, estacione seu carro dentro de casa. Será mais seguro e limpo. Se você não tem essa opção, invista em uma capa de qualidade. 

 

Certifique-se de comprar um feito para o modelo ou tipo de seu carro. Além disso, evite usar a tampa em ambientes internos, pois isso garantirá que a umidade deixada no interior evapore mais rapidamente, especialmente em tempo úmido.

ENCHA O TANQUE DE COMBUSTÍVEL

Um dos maiores problemas de deixar um carro sem uso é a ferrugem no interior do tanque de combustível. A melhor maneira de evitar isso é encher o carro até a borda com gasolina de qualidade e até adicionar alguns aditivos de combustível. 

 

Isso evitará que a umidade entre no tanque e evitará a ferrugem do tanque de combustível. Claro, certifique-se de que o tanque também esteja devidamente vedado.

Manutenção da bateria

É melhor remover a bateria se for ficar ausente por um longo período. Além disso, espalhe vaselina ou graxa nos terminais e nas extremidades dos fios para evitar ferrugem.

 

Certifique-se de que a bateria está totalmente carregada e aumente o nível da água. Guarde a bateria em um local fresco e seco, longe da luz solar direta.

TROQUE O ÓLEO E OS FILTROS

Trocar o óleo do motor e os filtros de ar ajuda na proteção do seu veículo. O óleo usado contém umidade, limalha de metal, lama e outros elementos corrosivos. 

 

É melhor colocar óleo de motor novo e filtros novos antes de sair. No entanto, dirija o carro por alguns quilômetros para que o óleo fresco circule dentro do motor.

MANTENHA OS PNEUS DEVIDAMENTE INFLADOS

Verifique a pressão dos pneus e certifique-se de que os pneus estão com a calibragem correta. Pode não parecer, mas a inflação adequada ajuda a manter o automóvel em bom estado ao prevenir rachaduras nas paredes laterais e pontos planos. 

 

Verifique as válvulas e tampas quanto a vazamentos e se tudo se encaixa corretamente.