Veja porque a produção de grãos é considerada um dos pilares da economia nacional e descubra algumas curiosidades sobre as safras de milho e soja

 

A produção agrícola brasileira cresceu rapidamente nas últimas duas décadas, impulsionada pelo aumento da demanda global, preços altos e avanços tecnológicos. Mudanças nas práticas de manejo das safras e expansão da área colhida permitiram que o Brasil se tornasse um grande exportador de soja, milho, açúcar, carne, café e etanol. 

 

Não é por acaso que o agronegócio representa cerca de um quinto do PIB do país.

 

E é exatamente por isso que vamos falar um pouco sobre o cenário nacional da produção de grãos e compartilhar algumas curiosidades sobre a soja e o milho, dois grandes campeões no agronegócio brasileiro. Confira!

O PANORAMA DA PRODUÇÃO DE GRÃOS

Com 75 milhões de hectares de terras dedicadas à produção agrícola, o Brasil é naturalmente adequado para o agronegócio. Tanto que o país é atualmente o 3º maior produtor agrícola do mundo.

 

Na safra 2020, a produção de grãos do Brasil está com expectativa de um novo recorde de 252 milhões de toneladas. Isso só foi possível graças à incorporação de tecnologias modernas e métodos agrícolas avançados.

 

O Ministério da Agricultura do Brasil (MAPA) reconhece que a maior parte das propriedades agrícolas já utilizam algum tipo de tecnologia de alta precisão. Ao investir Internet das Coisas, Big Data e Biotecnologia, esse importante setor econômico está revolucionando do início ao fim de sua linha de produção.

 

O setor agrícola brasileiro passou de um sistema tradicional de produção com baixo uso de tecnologias modernas para um líder mundial na agricultura. 

CURIOSIDADES SOBRE A PRODUÇÃO DE SOJA

  • Este ano, o Brasil se tornará o maior produtor mundial de soja. A estimativa para a produção de soja foi elevada de 123,249 milhões para 124,205 milhões de toneladas, um aumento de 8% em comparação com a safra 2018/2019, estimada em 115,029 milhões;
  • O Brasil é o maior exportador de soja e a China é o principal destino;
  • A China tem sido um grande investidor na infraestrutura de transporte agrícola do Brasil. Alguns desses projetos incluíram a modernização dos principais portos brasileiros, projetos ferroviários e rodoviários.

CURIOSIDADES SOBRE A PRODUÇÃO DE MILHO

  • Depois dos EUA, o Brasil é o segundo maior produtor e exportador mundial de milho;

  • O Brasil produz cerca de duas vezes mais milho do que a Argentina, o terceiro maior produtor mundial;

  • Este ano, estimativa para a colheita de milho de verão é de cerca de 25 milhões de toneladas;

  • O Brasil produz duas safras de milho ao ano;

  • A primeira safra de milho é a menor das duas e é usada principalmente para a alimentação doméstica;

  • A segunda safra (conhecida como safrinha) representa cerca de 70% da produção total de milho e a maioria das exportações do país;

  • A segunda safra de milho do Brasil é plantada após a colheita da soja.

 

Sendo assim, não é difícil entender porque os empresários, políticos e agricultores se importam tanto em melhorar a eficácia e os resultados da produção agrícola no campo.

 

Além de movimentar o PIB nacional, são os grãos brasileiros que alimentam grande parte do mundo!