Conheça um pouco sobre a história do motocross e veja como esse esporte ganhou o coração de milhares de pessoas no Brasil e no mundo!

 

Motocross, para quem não sabe, é um tipo de corrida de motociclismo off-road. As corridas decorrem em circuitos de cascalho, lama ou relva e é um dos esportes motorizados mais habilidosos, emocionantes e enérgicos.

 

Não por acaso, esse tipo de corrida desperta paixão e conquista o público justamente pela adrenalina e pelos riscos que oferece. Aproveite para conhecer um pouco mais da história do motocross e veja como esse esporte ganhou a atenção dos brasileiros.

  Origens da modalidade

O surgimento do motocross veio no Reino Unido no início de 1900, onde os clubes de ciclismo de automóveis realizavam provas de tempo com os veículos.

 

A primeira corrida oficial foi realizada em Camberley, Surrey, em 1924. A partir desse começo humilde, o esporte se desenvolveria nas décadas seguintes.

  As regras, pontuações e o vencedor

Diferente da maioria das corridas onde o vencedor era o primeiro colocado, no início das competições de motocross, a classificação do vencedor não era bem assim.

 

No começo de tudo, quem determinava o vencedor da prova eram os juízes que se posicionavam ao longo de todo o circuito e avaliavam o desempenho de cada participante.

  Crescimento da modalidade

À medida que o esporte crescia em tamanho e popularidade, clubes e competições surgiam em toda a Grã-Bretanha.

 

Os eventos de equipe também se tornaram uma característica regular desses eventos. Uma desvantagem, no entanto, era que as motos usadas nas competições eram quase idênticas às usadas na estrada.

Inovação foi fundamental

Na história do motocross, a inovação foi essencial para o crescimento do esporte. Muitos desafios técnicos tiveram que ser enfrentados conforme os cursos começaram a evoluir em sua complexidade e dificuldade.

 

Um dos principais desenvolvimentos foi a introdução da suspensão de braço oscilante, que criou motos melhor adaptadas aos desafios das corridas de motocross.

 

A fabricação de motocicletas após a 2ª Guerra Mundial, vital para o esforço de guerra, tornou-se uma indústria vibrante conforme a demanda civil explodiu na Europa e em outros lugares.

 

As motos passaram de motores de 50cc para 250cc nas décadas de 1950 e 60, resultando em motos de maior agilidade, mais leves e rápidas que as anteriores, elementos essenciais para o motocross.

  A explosão da popularidade

Na década de 1970, o esporte experimentou um grande boom de popularidade, graças ao aumento do interesse nos Estados Unidos. Isso gerou algumas corridas emocionantes à medida que rivalidades internacionais surgiam.

 

A primeira corrida de motocross em estádio aconteceu no Los Angeles Coliseum e em 1975, o Campeonato Mundial de 125cc foi lançado.

  A expansão no Brasil

Nosso país também teve grande participação na história do motocross. Após os ingleses conquistarem o auge da popularidade no esporte, países como Suécia e Bélgica se destacaram pela qualidade de seus competidores.

 

Já no Brasil, o esporte teve maior visibilidade na década de 1980 com a chegada dos pilotos norte-americanos Rodney Smith e Kenny Keylon, que vieram para participar de competições nacionais.

 

Eles introduziram no país um estilo mais ousado de guiar, com manobras radicais e agressivas, diferente dos europeus.