Confira 3 dos principais benefícios da agricultura sustentável e veja como ela será vital para o futuro da economia global.

 

Há um esforço concentrado para modernizar o setor agrícola e o uso integrado da tecnologia é a chave para a sustentabilidade

 

Enquanto a população global continua a se expandir e a pressão segue crescendo na indústria, a agricultura sustentável vem ganhando a atenção pelo mundo 

 

Exploraremos alguns dos principais benefícios dessa vertente e por que as práticas agrícolas modernas são o próximo passo lógico para o desenvolvimento do mundo.

O QUE É AGRICULTURA SUSTENTÁVEL?

Agricultura sustentável refere-se à agricultura que é boa para o meio ambiente, os animais e as pessoas. Essa abordagem reconhece que a Terra precisa ter boa saúde porque deve continuar a prover para as gerações futuras. 

 

Este tipo de agricultura é baseado em uma abordagem de todo o ecossistema, não focada apenas no produto individual - como vegetais, carne, ovos, etc. - mas em investir em um sistema saudável em geral - um sistema alimentar mais sustentável - incluindo o bem-estar das pessoas e animais, saúde comunitária, saúde ecológica e saúde do solo.

 

A agricultura sustentável também não depende da adição de “insumos externos”, como fertilizantes sintéticos e pesticidas. Isso ajuda os agricultores a dependerem menos de comprar coisas fora da fazenda. 

 

Essa abordagem faz uso de seus próprios “produtos”, compostando os resíduos da colheita (talos, restolho, folhas, etc.) e aplicando esterco animal como fertilizante nos campos. 

 

É um “ciclo fechado” que constrói a saúde do solo, os sistemas de água limpa e a biodiversidade, em vez de esgotá-los. Se feito da maneira certa, pode até usar esses solos saudáveis ​​para capturar carbono, ajudando a desacelerar as mudanças climáticas.

TRÊS BENEFÍCIOS DA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

Abaixo, destacamos 3 dos benefícios mais notáveis ​​da agricultura sustentável.

1 - CONSERVAR O MEIO AMBIENTE E PREVENIR A POLUIÇÃO

Ao adotar práticas sustentáveis, os agricultores reduzirão sua dependência de energia não renovável, reduzirão o uso de produtos químicos e economizarão recursos escassos.

 

Manter a terra saudável e reabastecida pode percorrer um longo caminho quando se considera o aumento da população e da demanda por alimentos.

2 - REDUÇÃO DE CUSTOS E FOCO NOS LUCROS

Cultivar de maneira mais inteligente e transportar alimentos da fazenda para a mesa de maneira mais eficiente será benéfico para qualquer pessoa envolvida com a indústria agrícola. 

 

Dados de IoT de sensores instalados em tudo, desde semeadores, pulverizadores e espalhadores a drones, imagens de satélite e solo que monitoram e acompanham todos os aspectos da produção agrícola, garantindo assim que não hajam imprevistos e que uma lucratividade maior possa ser alcançada.

3 - MELHORAR A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SEM DESPERDIÇAR

Como explicamos, o aumento populacional previsto é motivo de preocupação. 

 

Hoje, existe a oportunidade de desenvolver práticas agrícolas do ponto de vista puramente produtivo, e a agricultura sustentável é a rota com mais oportunidades.

 

Ao investir na agricultura sustentável, as pessoas se tornam responsáveis em proteger o ecossistema que alimentará todas as próximas gerações que estão por vir.