Confira algumas dicas que agricultores podem utilizar para melhorar a produtividade na cultura do algodão em suas fazendas!

 

Por ser uma cultura comercial, o algodão é conhecido por seu cultivo intensivo ao redor do mundo. Justamente por isso, os agricultores estão sempre dispostos a aprender sobre novas técnicas e boas práticas de manejo.

 

Embora existam muitos fatores envolvidos na obtenção de rendimentos máximos, decidimos preparar uma lista com algumas dicas para melhorar a produtividade na cultura do algodão e a aumentar os lucros e os resultados de final de temporada. Confira!

1 - TRABALHE COM MAIS DE UM TIPO DE ALGODÃO

Busque gerenciar o risco e o potencial de rendimento selecionando três ou mais variedades de algodão. Consulte o seu distribuidor local de sementes e reveja as classificações de desempenho de cada tipo.

 

Combine essas informações com seus objetivos agrícolas individuais e condições de campo.

2 - ESCOLHA AS SEMENTES COM SABEDORIA

Diversas variedades de algodão com diferentes características, maturidades, suscetibilidade a doenças e insetos, e tolerância a herbicidas para controle de ervas daninhas difíceis de manejar, espalham o risco e aumentam a produtividade na cultura do algodão.

3 - FAÇA O TESTE DE FERTILIDADE E SOLO

Teste os níveis de fertilidade nos solos de campos individuais pelo menos a cada dois anos. Use técnicas de amostragem de solo recomendadas de seus especialistas para estabelecer o pH do solo e os níveis de nutrientes residuais. 

 

Fertilize de acordo com os rendimentos potenciais de algodão que deseja atingir. 

 

Fertilizantes, especialmente nitrogênio, são um insumo caro, e adivinhar as taxas de aplicação pode levar a uma ampla gama de problemas, como doenças e insetos. 

4 -TENHA UM PLANO DE IRRIGAÇÃO ADEQUADO

Irrigue antes que ocorra estresse nas plantas, certificando-se de que a umidade esteja próxima da capacidade do campo durante a primeira floração. 

 

As plantas precisam de umidade adequada, para atender às metas de produção, que variam de acordo com os campos individuais e as regiões de cultivo de algodão. 

 

Evite o excesso de irrigação que pode causar crescimento de ranhura e atrasar a maturidade. 

5 - FAÇA O DEVIDO CONTROLE DE PRAGAS

Faça o monitoramento durante toda a temporada de ervas daninhas, doenças e pragas de insetos para orientar as decisões de tratamento e proteger a qualidade e a produtividade na cultura do algodão

 

A tolerância zero é o padrão para controlar as ervas daninhas antes de irem para a semente. 

6 - ACOMPANHE O CRESCIMENTO DA PLANTA

Monitore sua colheita de algodão para crescimento, tamanho quadrado e retenção de frutos para ajudar a aumentar o rendimento do algodão e a qualidade da fibra. 

 

Muitos fatores, como variedades plantadas, umidade, estresse das plantas, tipo de solo e nutrição, afetam as taxas de crescimento e do tempo de aplicação dos reguladores de crescimento das plantas. 

7 – FAÇA O MANEJO ADEQUADO DA COLHEITA

Observe os frutos do algodoeiro para verificar a maturidade da semente e desfie o mais cedo possível para equilibrar as metas de qualidade e produtividade na cultura do algodão. 

 

Se o tempo ou o gerenciamento do tempo atrasarem a colheita, você provavelmente verá uma queda no teor e no rendimento.