Confira 5 dos implementos agrícolas mais utilizados nas fazendas que garantem o funcionamento das operações no agronegócio.

 

Usado para a produção de alimentos por meio de plantações e animais, os processos da agricultura têm um grande impacto em nossa sociedade moderna. 

 

Por meio da tecnologia, as técnicas avançaram, dando aos agricultores a capacidade de aumentar a produção agrícola e pecuária e reduzir o tempo gasto com trabalho manual.

 

E pensando nesse ganho de eficiência, hoje vamos listar 5 dos implementos agrícolas mais populares, que são usados para semeadura, plantio, fertilização, controle de pragas, irrigação e colheita de safras. Confira:

1 - CULTIVADOR 

Este equipamento é usado para quebrar e misturar a camada superior do solo. O objetivo desta ação é arejar o solo antes que uma semente seja plantada aumentando os nutrientes para ajudar a cultura a crescer. 

 

Também pode ser usado após o plantio das lavouras para matar as ervas daninhas que prejudicam o crescimento das lavouras. 

 

Os cultivadores podem ser uma pequena unidade autopropelida ou um acessório que pode ser puxado por um trator para grandes canteiros. Antigamente, os agricultores completariam este processo com uma enxada.

2 - PLANTADEIRA 

Depositar sementes em solo preparado costumava ser um trabalho feito à mão que consumia muito tempo e muita mão de obra. 

 

Com a tecnologia na agricultura, é possível rebocar plantadores / semeadores com tratores para espalhar a semente em uma grande área em um período muito mais razoável. Isso é feito por plantadeiras que alinham em fileiras que variam em largura e liberam as sementes de uma forma muito precisa.

3 - PULVERIZADOR DE CAMPO 

Para proteger as lavouras de insetos e outras pragas, grandes pulverizadores de campo são usados ​​para dispersar herbicidas e pesticidas em grandes canteiros. 

 

Essas unidades pulverizam um fluido à base de líquido sobre as plantações com uma unidade comumente puxada por trator. Existem também unidades menores disponíveis para campos menores ou jardins.

4 - COLHEITADEIRA 

Uma colheitadeira é um dos implementos agrícolas usado para colher as safras. É um grande veículo motorizado com um acessório na frente que varia dependendo da colheita a ser colhida. 

 

Este equipamento é extremamente valioso, pois muitos têm dupla finalidade. Por exemplo, uma colheitadeira, usada para grãos, pode fazer três tarefas ao mesmo tempo. Este equipamento colhe, debulha e limpa tudo ao mesmo tempo. 

 

Existem também colheitadeiras especiais para feijão, cenoura, batata e milho. Além disso, uma vez colhidas as colheitas, deixa-se palha que pode ser recolhida  para alimentar o gado.

5 - TRATOR 

Não há muitas tarefas na fazenda onde esta máquina não possa ser utilizada. Desde o preparo e cultivo da terra, passando pelo plantio de sementes, até o controle de pragas, o trator é o equipamento mais versátil e comumente utilizado na agricultura. 

 

Dependendo das necessidades agrícolas, os tratores vêm em vários tamanhos e variam em potência. 

 

Embora esta lista não seja completa, a maioria dos implementos agrícolas compartilhados acima é o que você encontrará profissionais usando diariamente nas fazendas.