Veja como é o trabalho dos robôs industriais e como eles estão transformando as formas de produção.

 

Desde o seu surgimento, os robôs industriais abriram novas oportunidades de trabalho em no mundo produção de bens.

 

A variedade de tarefas e situações que esses equipamentos podem realizar é um dos motivos pelos quais especialistas afirmam que os robôs industriais estão remodelando a indústria de manufatura.

 

Aproveite para entender melhor sobre essas máquinas e ver algumas das principais atividades desempenhadas por elas.

  O que são os robôs industriais?

Um dos conceitos mais amplamente utilizados define um robô industrial como “um manipulador multi uso, controlado automaticamente, reprogramável, programável em três ou mais eixos, que pode ser fixo ou móvel para uso em aplicações de automação industrial”.

 

Na indústria de manufatura, entretanto, consideramos robôs industriais como mão de obra que pode executar tarefas perigosas ou repetitivas necessárias para a operação de manufatura com um alto grau de precisão.

 

O primeiro robô industrial, Unimate, juntou-se à linha de montagem na fábrica da General Motors em Ewing Township, New Jersey, em 1961.

 

Era um molde de fundição injetado automatizado que liberava maçanetas escaldantes e outras peças de automóveis em tonéis de líquido de resfriamento em uma linha de produção que os movia para os trabalhadores para o acabamento e polimento.

  Principais atividades realizadas por robôs industriais

Os robôs industriais revolucionaram o local de trabalho em todas as indústrias, desde sua introdução no cenário da manufatura.

 

Veja algumas de suas principais aplicações:

  Soldagem a Arco

Os robôs de soldagem a arco são comuns na produção de aço e nas fábricas de automóveis.

 

Enquanto os operadores humanos geralmente fazem o trabalho preparatório, os robôs manipulam as peças e executam a solda.

 

Além de melhorar a consistência da solda, diminuir os tempos de ciclo e aumentar a eficiência da produção, os robôs de soldagem têm vantagens distintas em saúde e segurança.

  Linhas de Montagem

Os robôs de montagem são especialmente comuns em indústrias que usam processos de manufatura enxuta.

 

Os robôs reduzem o desperdício e diminuem o tempo de espera e de troca à medida que aumentam a precisão, a consistência e a velocidade da linha de montagem. Além disso, os robôs salvam os operadores humanos de trabalhos tediosos de linha de montagem.

Coleta e embalagem

Quanto mais rápido e eficiente você escolher e embalar os produtos conforme eles saem da linha de montagem, melhor.

 

Os robôs de coleta e embalagem garantem um rendimento consistente, uma medida de produtividade em um determinado período, motivo pelo qual robôs de coleta e embalagem são comuns nas indústrias de manufatura.

  Outras aplicações

Embora os modelos de soldagem, montagem e coleta, e embalagem sejam os tipos mais comuns, algumas indústrias usam robôs industriais para realizar outras tarefas.

 

Por exemplo, as indústrias de eletrônica e óptica que são sensíveis à contaminação costumam usar robôs que realizam tarefas em ambientes vedados e isolados.

 

As indústrias aeroespacial, automotiva, eletrônica, alimentícia e têxtil usam robôs capazes de  disparar jatos de água para cortar, perfurar e limpar uma variedade de materiais.

 

Robôs de fresagem, perfuração e corte são comuns nas indústrias CNC, como ferramentas e desenvolvimento de protótipos.