Veja como a pesquisa agrícola será fundamental para contornar os danos causados pela pandemia do Covid-19.

 

A pandemia aumentou os desafios de segurança alimentar colocados pelas mudanças climáticas e grandes conflitos, ambos os quais são os principais fatores que contribuíram para a recente insegurança alimentar.

 

Os envolvidos na área de pesquisa agrícola precisam determinar como o investimento em inovação precisa mudar em resposta à pandemia.

 

Com esse objetivo em mente, área será fundamental no combate do impactos gerados pelo coronavírus. Veja como isso pode acontecer.

  Impacto na pesquisa agrícola

A pandemia COVID-19 foi perturbadora para a pesquisa agrícola e alimentar. Muitos laboratórios de pesquisa foram fechados e muitas conferências globais de pesquisa foram canceladas, reduzindo o contato direto entre os envolvidos.

 

Os pesquisadores responderam trabalhando online tanto quanto possível e ajustando os ambientes de trabalho do laboratório para ter um número menor de pessoas por unidade de área do laboratório.

 

O aumento do turno de trabalho permitiu que os pesquisadores trabalhassem em horários diferentes do dia e continuassem a ter acesso ao laboratório.

 

Um impacto de curto prazo foi o desvio de pesquisadores para projetos de pesquisa do COVID-19.

 

Pesquisadores agrícolas com habilidades apropriadas foram encarregados de apoiar pesquisas, como desenvolver vacinas, avaliar tratamentos antivirais, melhorar ou implantar testes de diagnóstico e apoiar o rastreamento de contatos de pessoas infectadas com o vírus.

 

A pandemia resultará em alguma redefinição das prioridades de pesquisa para se concentrar em tornar a agricultura e a produção de alimentos mais resilientes a tais eventos. O impacto de longo prazo do COVID-19 no progresso da pesquisa agrícola e alimentar permanece obscuro.

  Inovação será fundamental

As preocupações com a escassez de mão de obra e segurança alimentar intensificarão os esforços para usar a automação em todas as etapas do sistema de produção de alimentos para garantir o abastecimento.

 

A resposta ao transporte e à interrupção do comércio pode levar a esforços acelerados para desenvolver culturas protegidas para apoiar a produção de alimentos muito mais perto do ponto de consumo.

 

Ambas as tendências aumentarão a demanda por novas variedades de safras que satisfaçam as demandas crescentes dos consumidores e impulsionarão esforços de pesquisa adicionais, incluindo a aplicação acelerada de tecnologias emergentes de melhoramento de plantas para produção nesses ambientes agrícolas em rápida evolução.

A pesquisa agrícola será fundamental no futuro

Muitas respostas à pandemia resultaram em mudanças na agricultura e na produção de alimentos que podem persistir a longo prazo.

 

A necessidade de responder à pandemia pode contribuir para uma aceitação pública mais ampla do uso da ciência e da tecnologia para apoiar a segurança alimentar. Essas estratégias avançadas precisarão ser complementadas por esforços contínuos para apoiar os agricultores de subsistência tradicionais com extensão, políticas e tecnologias apropriadas para suas necessidades.

 

No entanto, algumas dessas intervenções também serão baseadas em entradas de tecnologia semelhantes (por exemplo, culturas resistentes ao clima para ambientes de pequenos proprietários).

 

O aumento do investimento em pesquisa agrícola apoiaria o aumento da segurança alimentar.

 

Tecnologias avançadas precisam ser adotadas globalmente em cada região para fornecer capacidade de produção local de alimentos que pode fornecer fontes seguras de alimentos em futuras pandemias.

 

Isso exigirá políticas públicas e privadas que apoiem ​​o investimento regional na infraestrutura de produção de alimentos e a aceitação de novas tecnologias.