Muitas pessoas não sabem, mas a legislação brasileira exige que portemos um estepe em nossos veículos. De acordo com o art. 230, X do Código Brasileiro de Trânsito motoristas que circularem sem o equipamento recebem uma infração grave

Tudo isto acontece para garantir a segurança de todos nas vias. O uso do equipamento garante que caso um pneu fure, seja na cidade ou em estradas, o condutor posso realizar a troca rapidamente e voltar ao fluxo de carros.

Não se engane achando que o equipamento é como um pneu qualquer e não precisa de cuidados. Apesar de ser um pneu substituto, quando vem de fábrica ou é comprado especificadamente como estepe, eles são mais finos que os demais pneus.

Claro que é uma opção comprar um dos pneus tradicionais e colocá-lo no lugar do estepe, não interfere de maneira alguma. O tamanho menor do mesmo se dá normalmente para ocupar menos espaço e em peso, além do custo de produção.

Mas claro que não basta tê-lo, é necessário também realizar a manutenção sazonal, assim como dos demais pneus. E como para nós a sua segurança vem em primeiro lugar, separamos as principais ações no manuseio e manutenção do estepe.

Como cuidar do estepe

Manter a manutenção de todos os equipamentos de nossos automóveis, garante uma melhor performance e principalmente a segurança em seu uso. Com o estepe não é diferente, assim como os pneus em uso, eles necessitam de cuidados sazonais.

Prazo de validade

Uma das primeiras coisas a se reparar é a data de validade deste. A vida útil dele vai até aproximadamente 5 anos, após isso o produto começa a se deteriorar, com ressecamento do material, desgaste e inclusive rachaduras.

Estado de conservação

mulher mostrando estepe de seu carro

Os estepes não suportam rodar constantemente, portanto é importante conferir o estado do principalmente após o uso, pois a depender dos impactos que ele sofrer no trajeto, pode ser que ele não dure o esperado e por segurança seja necessário adquirir um novo.

Mas caso você opte por utilizar um pneu comum, é interessante realizar um rodízio com os demais pneus, para aumentar a vida útil de todos.

Calibrar

Essa é uma das manutenções sazonais que muitos esquecem de realizar. Calibrar os pneus é importante para segurança e performance do veículo como um todo. Portanto não esqueça de calibrar também o estepe ao realizar a manutenção dos demais pneus.

Como utilizar

Caso você utilize o modelo de fábrica, ou compre um semelhante esse, é importante saber que ele não tem o uso de um pneu comum, a ideia é que ele seja apenas uma ajuda momentânea em pontos de emergência.

Atentando-se ao fato de que seu uso é indicado de no máximo 80 km, pois após isso tanto seu estado se afeta consideravelmente, assim como seu uso exagerado pode ocasionar um novo pneu furado, por não ter a mesma resistência e capacidade de frenagem dos demais pneus.

Confira agora a loja online Big Tires, com uma enorme variedade de pneus para sua escola!