Conheça alguns dos principais riscos ao utilizar um pneu de moto com a calibragem errada!

Já parou para pensar que sua motocicleta tem 50% a menos de borracha que o isola de bater no pavimento a qualquer momento, em comparação com nossos companheiros de estrada de 4 rodas?

Portanto, quando se trata da calibragem do pneu de moto e segurança geral, lembre-se de que sua vida depende disso.

Infelizmente, existem riscos de segurança significativos e erros simples que podem ocorrer devido a pneus com pressão insuficiente ou leituras de PSI incorretas!

Riscos de não calibrar os pneus 

Um pneu de moto com pressão insuficiente pode causar uma lista de riscos à segurança:

  • Manuseio e precisão de pilotagem diminuídos;
  • Pouca economia de combustível;
  • Fraco desempenho de frenagem;
  • Excesso de calor;
  • Desgaste irregular de pneus.

No caso de inflação excessiva, a experiência de direção, além de perigosa, se torna mais desconfortável. Seu pneu vai acabar se desgastando de forma rápida e consistente onde houver um contato forte e contínuo entre o pneu e o pavimento.

Por isso, sempre verifique a calibragem antes de qualquer viagem. Só não esqueça que o calor da estrada pode aumentar a pressão dos pneus, por isso certifique-se de verificar a pressão quando a moto estiver “fria” (o que significa que não é usada há pelo menos 30 minutos).

Tenha em mente que apenas um erro de alguns PSI pode alterar o conforto e a segurança do seu passeio.

Qual é o PSI ideal para motos?

Para encontrar a pressão correta dos pneus específicos da motocicleta, você precisará consultar o manual do proprietário.

Os números “PSI máx.” estampados em seu pneu referem-se ao índice de carga do pneu e ao que ele foi construído para suportar. A realidade é que sua moto pode ser uma CG leve ou uma Hayabusa pesada, e você precisará ajustar seu PSI de acordo.

Os pneus perdem ar naturalmente com o tempo

Como os pneus são a única coisa entre você e o pavimento, é importante ficar de olho nos níveis de PSI regularmente.

Se você é um piloto diário, esforce-se para verificar a pressão dos pneus semanalmente e complete conforme necessário. Se você não anda com tanta regularidade, verifique-o antes de cada viagem.

Quando devo substituir os pneus da minha motocicleta?

Além de manter a pressão adequada do seu pneu de moto, é fundamental fazer a manutenção adequada e fazer as substituições quando for necessário.

Normalmente não recomendamos remendos, simplesmente porque os pneus reparados perdem sua classificação de velocidade e porque sua vida depende da condição da sua motocicleta.

Mas, para referência, aqui estão alguns outros motivos pelos quais você precisará comprar pneus novos para sua motocicleta.

  • Furos, cortes ou fragmentos pontiagudos;
  • Pneu com mais de 4 anos;
  • Danos causados pelo tempo (exposição ao sol ou calor);
  • Andar consistentemente em um pneu com pressão extremamente baixa.

Lembre-se de que bons cuidados com os pneus são essenciais para que você possa viajar com sua moto em segurança!